Volta às aulas: escolas municipais de São Cristóvão iniciam ano letivo de 2022

14/02/2022 - 16:56 Atualizado há 1 hora

Iniciaram nesta segunda-feira (14) as aulas na rede municipal de ensino de São Cristóvão para o ano letivo 2022. Realizadas de forma 100% presencial, as atividades educativas permanecem obedecendo as medidas sanitárias de combate à disseminação da Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscaras, higienização frequente com álcool em gel, água e sabão.

Na manhã de hoje, o prefeito Marcos Santana e a secretária de educação, Quitéria Barros fizeram uma visita aos alunos da EMEF Josinalva Santos, no bairro Rosa Maria, para recepcionar os pequenos. Para o gestor municipal, este é um importante momento para a educação do município, principalmente no que diz respeito a garantir o ensino-aprendizagem de qualidade aos alunos de uma maneira segura.

Marcos Santana e Quitéria Barros recepcionaram os alunos na volta às aulas

“Preparamos todo o ambiente escolar, com toda a biossegurança necessária para que se sintam protegidos, e a maioria deles já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Esse é o momento da retomada. Não podemos permitir que nossas crianças não estejam nas escolas. Aqui elas estão protegidas, alimentadas e aprendendo, retomando o seu caminho do conhecimento nesse processo de ensino-aprendizagem. É um momento de muita felicidade e vamos continuar transformando essa cidade em uma cidade educadora”, enfatiza o prefeito.

A secretária da educação, Quitéria Barros, relembra que desde julho de 2021 o município tem buscado retomar as aulas seguras e presenciais. Inicialmente foi adotado o formato híbrido e em outubro, as atividades voltaram a ser 100% presenciais. Ela também reforça que também foram ofertadas aulas de reforço no período das férias, a fim de dar aos alunos atividades extras para fortalecer as habilidades de leitura, escrita e noções operacionais que ficaram em defasagem em razão do longo período distantes das salas de aula.

No entendimento da secretária, após esses processos, “hoje se inicia um ano de esperança”. Para ela, “precisamos investir no ano letivo de 2022 para que possamos corrigir todas as dificuldades de aprendizagem que os alunos tiveram em razão desse período que ficaram afastados da escola. É tempo de trabalhar com a família, com a sociedade, de envidar esforços coletivos para que possamos ajudar nossas a transpor esses obstáculos que foram criados pela pandemia em sua trajetória letiva”, aponta Quitéria.

Vacinação

Além dos protocolos de biossegurança seguidos nas escolas, o município também está reforçando a campanha de vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. No último sábado, por exemplo, foi realizado o Dia D de imunização. Na ocasião, 14 escolas da cidade funcionaram como pontos de vacinação, garantindo as doses para mais de 700 crianças. Nesta segunda-feira (14), a ação se repete nos povoados de São Cristóvão.