Prefeitura convoca mais 21 novos professores para integrar a rede municipal de ensino e comemora resultado do Ideb

27/09/2022 - 18:28 Atualizado há 6 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta manhã (27) a posse de mais 21 novos professores aprovados no último concurso público, completando o quadro com 243 convocados até o momento. Na ocasião, a gestão homenageou as escolas que se destacaram e contribuíram para a mais recente conquista da educação, que foi a 4ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira  (Ideb).

Após a assinatura do termo de posse, o prefeito e toda equipe da Semed receberam da secretária, Deise Barroso, uma placa de reconhecimento pelos resultados alcançados. Para a secretária, “estes novos professores chegaram para renovar, em uma rede que tem compromisso com os alunos, em uma gestão cujo prefeito se sente como um pedagogo e coloca a educação como prioridade. Com isso, aproveito para fazer um pedido especial, para que nenhum aluno fique para trás e que cada um seja cuidado individualmente, de acordo com as suas particularidades. Nossa meta é alfabetizar todos na idade certa, para que eles tenham uma trajetória de sucesso até o final da vida estudantil”, disse.

Deise Barroso, secretária da Semed

Equipes homenageadas pelo resultado do Ideb

O prefeito, Marcos Santana, agradeceu a presença de todos, parabenizou os convocados e ao final apresentou  comparativos que comprovaram os avanços da educação a partir de itens fundamentais como: ações pedagógicas, implantação de programas, reforma e requalificação das escolas, merenda de qualidade, transporte escolar, reajuste do piso salarial dos professores e a realização do concurso público.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

“Se os nossos alunos não evoluírem a culpa é nossa. Da gestão, dos professores, secretários, diretores, toda equipe. Portanto, não soltem as mãos dos nossos meninos e meninas, pois cada um deles nasceu para ser feliz e nós temos um grande responsabilidade nesse caminho. O caminho de fazer com que eles se tornem cidadãos libertos do domínio dos maus políticos, que querem todos necessitados e pedintes. A premiação do Ideb já mostrou o nosso avanço, mas em 2024 eu quero deixar a educação de São Cristóvão em primeiro lugar”, enfatizou o prefeito.

Convocados

Dentre os que agora comporão o quadro de docentes, está o morador de São Cristóvão e pedagogo, Gilton Rezende Barbosa dos Santos, que na cerimônia representou todos os aprovados dizendo que este é um momento único na vida, pois se trata de uma conquista, de um sonho percorrido há longos anos. A mesma visão tem Janine Cristina Santos Silva, uma sancristovense, cuja trajetória estudantil aconteceu na rede municipal de ensino.

Gilton Rezende Barbosa dos Santos, pedagogo

“Eu nasci e cresci em São Cristóvão e desde os meus anos iniciais estudei em escolas do município e fiz a graduação na Universidade Federal de Sergipe. Durante a minha graduação fiz pesquisa de iniciação científica em oito escolas tanto do Centro Histórico quanto do Rosa Elze e fiquei encantada com o trabalho. Hoje me sinto muito feliz por estar realizando um sonho de alguns anos, porque em cada escola que passava eu repetia que gostaria de estar ali. Hoje eu estou e terei a oportunidade de colocar em prática as minhas pesquisas e todas as análises que realizei”, frisou a pedagoga.

Janine Cristina Santos Silva, pedagoga

Leyla Menezes de Santana, que atua no magistério desde os 17 anos, não hesitou em demonstrar a sua felicidade ao dizer que vai voltar a morar no município e salientou que vai contribuir para que a educação alcance outros patamares. “Eu sou muito grata por ser servidora pública e, principalmente, na docência. Outro motivo de felicidade é o fato de eu poder retornar à minha cidade. Eu não estava morando em São Cristóvão, mas estou voltando agora por conta dessa posse. Confesso que ultimamente não tenho conseguindo acompanhar os indicadores, mas já soube que a cidade foi destaque no Ideb e eu quero colaborar para alçar outros vôos ainda mais importantes”, destacou.

Leyla Menezes de Santana, pedagoga

Marília Venâncio Silveira Reis, pedagoga há 15 anos, ressaltou a emoção por fazer parte de uma gestão que se debruça na educação e que leva a sério o ensino de qualidade. “Acredito que todos aqui estejam cheios de emoção, gratos e aliviados por agora fazerem parte de uma gestão que preza pelo que é correto, a começar pela oportunidade que está nos dando, pois só nós sabemos o quanto nos preparamos para chegarmos até aqui. Agora tenho o compromisso de dar continuidade a este trabalho ético, e que todos nós possamos somar com novas idéias e com novas visões”, afirmou.

Marília Venâncio Silveira Reis, pedagoga

Fotos: Heitor Xavier