Educação de São Cristóvão alcançou o 4º lugar no ranking das escolas de Sergipe e é a primeira entre as cidades com mais de 100 mil habitantes

16/09/2022 - 17:40 Atualizado há 1 dia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou neta sexta-feira (16) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) e o município de São Cristóvão ficou em 4º lugar nos anos iniciais com a nota 5,1. No último levantamento, realizado em 2019, o município ficou em 5º lugar em todo Estado de Sergipe.

O município também melhorou a classificação nos anos finais saindo da 9ª para a 7ª colocação.

Escola Municipal requalificada

O Ideb é uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para educação básica, foi criado em 2007, e reúne em um só indicador dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Em 2017, início da atual gestão, a educação do município ocupava o 49º lugar em todo estado e um investimento programado em qualificação de corpo docente, concurso público, projeto pedagógico e reforma nas escolas resultou numa melhoria significativa no ensino municipal.

Prefeito Marcos Santana e equipe gestora da Semed

O prefeito Marcos Santana disse que essa é a melhor notícia que podia receber. “Nós evoluímos, passamos de 5º para o 4º colocado em todo Sergipe no Ideb. Quero agradecer a todos os professores, a equipe pedagógica, a equipe de apoio da Secretaria Municipal de Educação porque, num momento de pandemia, conseguimos evoluir na educação, somos a 4ª melhor educação do Estado de Sergipe”, disse comemorando.

Deise Barroso - Secretária de Educação

Para a secretária municipal de educação, Deise Barroso, a nota é motivo de muita alegria porque significa que os professores entenderam a proposta da Semed. “Eles entenderam que nossa proposta é ensinar, não há outro elemento que nos dê a oportunidade de subirmos uma colocação em um tempo de pandemia, quando não foi feito o dever de casa como deveria ser feito porque o aluno não estava em sala de aula, mesmo assim os professores e a equipe da secretaria não mediram esforços para chegar até onde o aluno estava e continuar com o reforço. Não me contento com o quarto, queremos ser o primeiro e vamos trabalhar para isso”

O município foi o primeiro do Estado a retomar as aulas presenciais, realizada com segurança e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo um rigoroso protocolo, além disso realizou reforço escolar durante as férias. Durante a pandemia a Semed desenvolveu o projeto Travessia que deu oportunidade ao aluno de receber as tarefas de casa. Quando os pais iam buscar as cestas básicas que foram distribuídas nas escolas, levava junto o material, o professor orientava através do telefone e visitando a casa do aluno, além de um trabalho nos assentamentos com estagiários para ajudavam os alunos que estavam sem aula. Todas essas ações permitirem que a qualidade no ensino fosse mantida.

A Escola no município que teve a maior nota foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Gomes no bairro Tijuquinha que obteve a nota 5,8, seguida das EMEFs Josinalva Santos da Silva e Raimundo Francisco dos Santos, ambas com nota 5.7. A EMEF São Cristóvão é a segunda colocada no território de São Cristóvão (contando com as escolas municipais, federais e estaduais) com o Ideb dos anos finais com 4,8.