Talentos de São Cristóvão: aluno da EMEF Araceles Rodrigues é selecionado para o time do Bahia

06/02/2024 - 16:50 Atualizado há 1 dia



A cidade de São Cristóvão vem revelando muitos talentos. O projeto Academia e Futebol, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem o objetivo de promover a educação através do esporte entre os alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa vem se tornando um importante palco para revelação de grandes talentos e proporcionando valiosas oportunidades, a exemplo do jovem Guilherme Almeida, de 14 anos, aluno da EMEF Araceles Rodrigues que se tornou o recém selecionado para o time do Bahia.  

 

O projeto Academia e Futebol disponibiliza 120 vagas para alunos sancistovenses que estão no ensino fundamental maior. Segundo Alberto Tadeu, assessor técnico da Semel, a iniciativa busca desenvolver não apenas as habilidades esportivas, mas, também, fomentar a disciplina, trabalho em equipe, superação, entre outros valores que contribuem para a formação de um bom cidadão. 

 

 

Alberto Tadeu, assessor técnico da Semel

 

“De fato é um projeto que visa, antes de tudo, formar um cidadão. Fazemos acompanhamento dos alunos em seus comportamentos, as notas escolares; para somar com isso, possibilitamos aulas de reforço escolar, eles participam de dinâmicas em outros departamentos na universidade como na área da saúde, da psicologia e demais áreas, que juntas, oferecem uma bagagem maior para o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional”, destaca Alberto. 

 

O assessor técnico da Semel enfatiza a importância da presença dos pais ou responsáveis dos alunos desde a inscrição até o acompanhamento das atividades. “É uma alegria muito grande ver que o projeto está dando certo, que está oportunizando grandes oportunidades aos alunos de São Cristóvão. Esse projeto tem mostrado grandes talentos, estamos conseguindo oportunizar grandes oportunidades, não só na nossa região, mas para fora do estado também, e isso é gratificante. Ficamos contentes em saber que estamos ajudando na concretização de sonhos”.



Aluno Revelação 

 

Recentemente, o jovem talento de São Cristóvão, Guilherme Almeida, foi selecionado pelo Grupo City para integrar o time do Bahia, uma conquista que enche de orgulho sua família, mas também destaca o potencial dos participantes do projeto. 

 

Guilherme Almeida foi aluno da EMEF Araceles Rodrigues, possui 14 anos e está estudando o 9º ano do Ensino Fundamental. Entrou no projeto por incentivo do professor de Educação Física, Ricardo Otaviano, que acreditou desde cedo no seu talento. Com o apoio dos pais e sua dedicação, Guilherme conseguiu a oportunidade de ingressar em um clube esportivo renomado em outro estado. 

 

Guilherme Almeida

 

“O professor Ricardo me viu jogar e gostou do meu desempenho, viu que eu tinha talento para o futebol e me ajudou a se matricular na EMEF Araceles Rodrigues, onde tinha mais oportunidades para mim e onde ele poderia me acompanhar de perto. Além das atividades na escola, o professor me incentivou a entrar também no projeto Academia e Futebol, e foi a partir desse projeto que eu consegui evoluir mais, junto com outros colegas e professores da UFS, e hoje consegui alcançar um grande passo na minha vida. Estou muito alegre, hoje estou no Bahia, e é isso, só alegria!” 

 

Essa alegria se estende aos pais de Guilherme, que acompanham de perto a realização dessa conquista. Para Adriana Almeida, mãe do jovem, a ficha demorou a cair, a saudade do filho já está batendo, mas alegre por vê-lo conquistar essa oportunidade. “Ver a alegria de um filho, a mãe se alegra também. Agradeço a Deus por essa conquista na vida dele, ver ele feliz desse jeito me deixa feliz também, e reconheço que é uma ótima oportunidade, fará ele crescer mais ainda como pessoa e como profissional”. 

 

Adriana compartilha que sempre deu apoio à Guilherme, e acredita que esse apoio faz toda a diferença. “Eu queria que muitos pais apoiassem assim seus filhos, como mãe me dói ver meu filho ir para longe, mas eu sei que vai ser para o bem dele, e apoiar, incentivar ele nesse momento é a melhor escolha. Daqui para frente, as expectativas são altas, em breve verei meu filho jogar na televisão, com fé em Deus, será só vitórias!”

 

Jesseli de Oliveira, pai de Guilherme, vibra pela grande oportunidade que o filho recebeu. “Ele foi escolhido por Deus primeiramente, é uma oportunidade que muitos jovens desejam, e ele conquistou isso, e eu tenho certeza que foi porque Deus abençoou esse caminho para ele”. 

 

Para o pai de Guilherme, ele pode ser referência para outros jovens na cidade, e já é referência para sua irmã mais nova. “Temos uma filha de 8 anos que também sonha em ser jogadora, então ele já era uma inspiração para ela como irmão, e agora será também como jogador, como um jovem que conquistou um sonho. Depois que ele entrou nesse projeto, ele só desenvolveu, e eu sou muito grato a essa iniciativa e por todos aqueles que acreditaram nele”.  

 

 

Adriana, Guilherme e Jesseli 

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos