Escolas municipais participam dos Jogos da Primavera no Ginásio Poliesportivo Gevaldo Costa Pereira

15/04/2024 - 15:00 Atualizado há 3 horas



Através do empenho Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) está acontecendo no Ginásio Poliesportivo Gevaldo Costa Pereira os Jogos da Primavera. A competição é realizada anualmente pelo Governo do Estado e, mais uma vez, a Prefeitura de São Cristóvão está disponibilizando espaço para as atividades esportivas dos alunos das variadas escolas públicas e particulares da cidade. 

 

Representando a Rede Municipal de Ensino, a EMEF Antônio Carlos Leite Franco, do povoado Cardoso, e a EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo participam do campeonato com as melhores expectativas. Os primeiros jogos iniciaram na última sexta-feira (12) e seguem acontecendo até a próxima semana.

 

 

EMEF Antônio Carlos Leite Franco

 

 

EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo

 

 

O primeiro jogo foi da EMEF Martinho Bravo contra a EEP Manoel dos Passos de O. Teles, que se ausentaram na partida e por WO a equipe do time municipal venceu. Por atraso, o segundo jogo do dia não foi realizado. 

 

No último domingo, aconteceram mais dois jogos. O Colégio El Shadday venceu a EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo com 3x1. Já a EMEF Antônio Carlos empatou no tempo normal e perdeu nos pênaltis de 5x4 contra o Colégio Estadual Armindo Guaraná. Já na manhã de hoje (15), foi decisão para vaga na semifinal, e a EMEF Antônio Carlos garatiu esta vaga após vencer a disputa contra o Colégio estadual Clarice da Silva com o placar de 3x2.

 

Segundo a diretora de esporte comunitário da Semel, Cida Lisboa, proporcionar a vivência do esporte aos alunos é muito importante. “De fato é muito importante ver eles competirem com outras escolas, independentemente do resultado, eles estão praticando o esporte. Estamos promovendo uma atividade física para eles, e além de todos os benefícios que isso traz, eles estão se divertindo, que é o principal”. 

 

 

Cida Lisboa, diretora de esporte comunitário 

 

 

Lucas Santos, aluno da EMEF Martinho Bravo, acha a participação no campeonato divertida. “Acho muito bom participar de jogos, é uma diversão e incentivo para a gente que gosta bastante de futebol e de futsal. Eu quero ser jogador quando crescer, e os professores que acompanham a gente, treina, e nos oportuniza esses momentos são atitudes de muita importância, esse apoio é valioso. As expectativas é que o Martinho Bravo vai ganhar!”

 

 

Lucas Santos, aluno da EMEF Martinho Bravo

 

 

Lucas e os colegas do time estavam sendo acompanhados pela professora e o coordenador da escola, Makel Bruno, que afirma ser um momento de superação para todos eles. “É um momento de superação para eles, assim como também de socialização, visto que está sendo trabalhada também a questão da equipe, da cooperação e o envolvimento dos alunos no Jogo. Alinhar a educação ao esporte é uma prática que traz uma menor evasão escolar, pois os alunos se sentem estimulados através da prática esportiva a estar no ambiente escolar e ser prazeroso também para eles”. 

 

 

Makel Bruno

 

 

Rodrigo Santos, aluno da EMEF Antônio Carlos compartilha que já participou de vários campeonatos, e que a cada ano é um novo aprendizado. “Já participei de várias edições dos jogos de primavera, me sinto muito alegre em participar, aprendo a cada ano e tenho um sonho de ser um grande jogador no futuro. O acompanhamento dos professores é muito importante, eles se empenham muito para ver a gente com um futuro brilhante na vida”. 

 

 

Rodrigo Santos, aluno da EMEF Antônio Carlos

 

 

Rodrigo e os demais alunos do time estavam sendo acompanhados por um dos seus técnicos, o professor Antônio Marcos de Lisboa, que compartilha o incentivo positivo e saudável dessas competições. “É muito importante estar acontecendo campeonatos como esse, é um momento de interação com alunos de outras escolas. Através do esporte, tem-se uma disciplina, e a disciplina ajuda muito com relação aos estudos, então é unir o útil ao agradável, por isso tamanha importância. Hoje sou técnico que estou acompanhando os meninos, a pedido do professor Ricardo Octavianno. O desenvolvimento deles é muito bom, aqui é um celeiro de talentos, e a Prefeitura vem incentivando de várias formas a prática esportiva, mas a maior delas foi a requalificação do ginásio, proporcionando um espaço adequado para estas atividades”. 

 

 

Professor Antônio Marcos conversando com o time 

 

 

Fotos: Susana Fraga