Semel realiza cerimônia de entrega de troféus às escolas que mais se destacaram nos Jogos Escolares de São Cristóvão

06/10/2023 - 19:16 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta sexta-feira (06), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou uma cerimônia com as cinco escolas de destaque na primeira edição dos Jogos Escolares de São Cristóvão, evento que reuniu cerca de 1300 alunos de 19 escolas da cidade durante uma semana no mês de setembro. As escolas vencedoras foram homenageadas com troféus, destacando seus esforços pelos jovens esportistas. 

 

 

 

 

Os Jogos Escolares de São Cristóvão ofereceram uma variedade de modalidades esportivas, incluindo Atletismo, Bola ao Cesto, Futsal, Futebol, Judô, Queimado, Vôlei e Jogos de Mesa como Xadrez e Dama. As competições proporcionaram momentos emocionantes empolgantes para os jovens que admiram o universo esportivo. 

 

Das 19 escolas participantes, cinco delas se destacaram pelo seu desempenho e conquistaram números notáveis de medalhas. A EEF Araceles Rodrigues, liderou o pódio com um total de 27 medalhas, seguida de perto pelo Centro Educacional Prado Meireles, com 19 medalhas. O Colégio Alternativo, EMEF Cláudio Meireles e EMEF Terezita Paiva também se destacaram, conquistando 6, 8 e 7 medalhas, respectivamente. 

 

 

 

 

A cerimônia de premiação não foi apenas uma oportunidade de reconhecer as conquistas esportivas, os novos talentos identificados, mas, também, de celebrar o espírito de competição saudável e a dedicação dos alunos que participaram dos Jogos Escolares. Cada aluno vencedor recebeu sua merecida medalha, enquanto as escolas vencedoras foram agraciadas com troféus como símbolo de seu sucesso. 

 

Segundo o secretário do Esporte e Lazer de São Cristóvão, Klewerton Siqueira, esse momento significa, sobretudo, valorização. “Acredito que essa seja a palavra certa, é uma forma de valorizar tudo que os gestores das escolas fizeram ao longo do ano, deste ano, se prepararam para essa competição. Aqui a gente não está formando atletas somente, estamos ajudando a construir cidadãos de bem para que tenhamos uma sociedade mais coerente e mais justa”. 

 

 

Klewerton Siqueira, secretário do Esporte e Lazer

 

 

Do mesmo modo, o prefeito Marcos Santana, alegrou-se com o resultado e com tantos outros talentos identificados durante os Jogos Escolares. “Nós sonhamos e acreditamos no esporte enquanto possibilidade de descobrir talentos, como tantos que temos aqui em São Cristóvão, a exemplo de Gilda, para-atleta que faz parte do nosso programa de bolsa-atleta, Duda Lisboa, Vânia Azevedo, entre outros nomes que levam o nome de São Cristóvão além dos nosso muros”. 

 

 

Marcos Santana, prefeito, juntos com diretores da rede e alunos 

 

 

Diretores e alunos 

 

O evento 1º Jogos Escolares foi um sucesso, proporcionando uma experiência esportiva memorável para os alunos e demonstrando o compromisso do município de São Cristóvão  com a promoção do esporte e da atividade física entre os jovens. 

 

De acordo com Antônio da Paixão, diretor na escola campeã, EMEF Araceles Rodrigues, os jogos não são apenas uma saudável competição, vai além disso, é mais um motivo para que o aluno desperte gosto pelo conhecimento e pelo âmbito escolar. “O acontecimento dos jogos despertou a vontade de estudar, a vontade de participar, o querer dormir e acordar já pensando em ir para escola nesses jovens, e assim, conseguir os conhecimentos necessários e a habilidade do esporte. Somos uma escola que fomenta ao seu alcance a prática esportiva e estou muito contente com o resultado, com a quantidade de participação. Parabéns a gestão por possibilitar isso aos nosso jovens”. 

 

 

Antônio da Paixão, diretor na escola campeã recebendo o troféu das mãos de Marcos Santana 

 

 

Para Kelly Santana, diretora da EMEF Cláudio Meirelles, também partilha desta opinião. “A gente percebe que o esporte está muito presente dentro da educação e contribui muito, inclusive para disciplina das crianças, desenvolvimento motor e cognitivo. Então a gente percebeu um grande envolvimento dos nossos estudantes, o interesse em participar. Então é uma iniciativa que foi muito valiosa.”

 

 

Kelly Santana, diretora da EMEF Cláudio Meirelles

 

 

As alunas do EMEF Araceles sentiram vontade em compartilhar o orgulho que estavam sentindo, que se estendiam não só a elas, mas a escola, campeã dos Jogos Escolares. 

 

“Aprendemos que, como time, temos que unir forças para que tudo dê certo, a união faz a força e assim conseguimos conquistar várias medalhas, estou muito feliz com nossas conquistas” - Yasmin Kauanne, 14 anos. 

 

 

Yasmin Kauanne

 

 

“Também aprendi que praticar esporte vale muito mais do que ficar parado ou focar só no celular. Tivemos ajuda do nosso professor, e quando tivemos essa oportunidade dos jogos, pudemos mostrar que somos um time de verdade, unidos, pois a união faz a força, e to feliz por termos conseguido” -  Alane Gabriele, 13 anos. 

 

 

Alane Gabriele


Fotos: Heitor Xavier