Semed realiza o 4º Ciclo de Formação para Professores do 4º e 5º ano da rede municipal

14/06/2023 - 17:55 Atualizado há 5 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (14), o 4º Ciclo da Formação de Professores do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino. Após os resultados de avaliação formativa recente, observou-se a necessidade da formação especializada em Português e Matemática, com o objetivo de aprimorar o aprendizado dos alunos e implementar novas estratégias pedagógicas para alcançar os resultados desejados.

 

 

A coordenadora de formação Analine Soares, explicou que “este 4º Ciclo focou nos professores do quarto e quinto ano, com ênfase em Português e Matemática. Cada ciclo tem um tema específico, sendo que o atual trata da avaliação, fornecendo embasamento teórico para identificar os avanços e áreas que necessitam de aprimoramento por parte dos alunos. A avaliação formativa é fundamental nesse processo. Já o processo de formação busca levar essas vivências diretamente para a sala de aula, no intuito dos professores aplicarem esse aprendizado em seu cotidiano escolar”, disse.

 

Analine Soares, coordenadora de formação da Semed

 

Entusiasmada, a coordenadora ainda afirmou que o resultado da avaliação foi satisfatório, o que comprova o compromisso da gestão com a educação dos jovens sancristovenes. “Tivemos acesso a dados que confirmam o sucesso das avaliações aplicadas e alcançamos um índice de 69% de alunos alfabetizados, capazes de ler com fluência e apresentar habilidades sólidas de interpretação. Esse resultado reflete o comprometimento dos nossos educadores e o impacto positivo das estratégias de formação implementadas”, afirmou.

 

Para Ana Cristina dos Santos Andrade, formadora de matemática, “tanto a avaliação quanto a formação são importantes porque oportunizam rever o que foi realizado com os alunos ao longo de todo o semestre, incluindo os resultados positivos e as dificuldades. Após estas etapas vem o trabalho de formação, que possibilita a troca de conhecimento com os formadores, que auxiliam os professores nas novas estratégias de ensino e aprendizagem, para chegar ao final do ano letivo com as habilidades consolidadas, todos capazes de obter sucesso nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAESE) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEBE)”, explicou.

 

Ana Cristina dos Santos Andrade, formadora de matemática

 

Guilherme Teixeira dos Santos, formador de matemática, ressaltou a importância de uma abordagem mais efetiva para o ensino de matemática durante a formação. “Com esta formação o objetivo é desenvolver o pensamento cognitivo das crianças e construir conhecimento por meio de experiências práticas, por isso apresentei sugestões e propostas de como trabalhar a matéria de forma mais assertiva. Uma proposta de rotina de matemática foi compartilhada, focando na intencionalidade de cada momento em sala de aula. Essa formação também visa orientar os professores sobre o uso adequado do material estruturado do programa ‘Educar Pra Valer’ no ensino de matemática”, frisou.

 

Guilherme Teixeira dos Santos, formador de matemática

 

Segundo a pedagoga, Letícia Rabelo, essas formações têm desempenhado um papel fundamental, pois reforçam os conhecimentos adquiridos durante a formação universitária e fornecem atualizações sobre matérias mais específicas de cada área. “A pedagogia é um campo vasto, que abrange diversos conhecimentos, e, por isso, é fundamental buscar constante aprimoramento, especialmente com a orientação de especialistas. O conteúdo abordado na universidade é amplo, incluindo disciplinas como Português e Matemática, que são de extrema importância, pois são a base de todo o processo educacional”, avaliou.

 

Letícia Rabelo, pedagoga

 

Fotos: Heitor Xavier