Semed realiza desfile cívico no Centro Histórico em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil

09/09/2022 - 14:34 Atualizado há 1 dia

O desfile cívico da rede municipal de Ensino de São Cristóvão ocorreu na quarta-feira, 07 de setembro, e teve como tema o Bicentenário da Independência do Brasil. O Centro Histórico recebeu milhares de pessoas para assistir ao evento que contou com 16 escolas municipais, duas estaduais e três particulares.

Do palanque oficial o prefeito Marcos Santana e a secretaria municipal de educação, Deise Barroso, acompanhados do comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente-Coronel Augusto César de Oliveira, do representante do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Douglas Moraes, da primeira-dama Sandra Santana, do secretariado e de vereadores, acompanharam todo o desfile.

A cerimônia iniciou com o pelotão de bandeiras da Semed acompanhado da Lira Sancristovense que tocou o Hino Nacional enquanto as autoridades hasteavam as bandeiras do Brasil, de Sergipe, de São Cristóvão e do Mercosul. O prefeito Marcos Santana lembrou que “o Sete de Setembro é uma data que marca o simbolismo a nossa independência política, porque a independência real está sendo construída por cada um de nós. É um momento importante para todos nós brasileiros”.

Prefeito Marcos Santana

Deise Barroso, secretária municipal de educação, explicou como o desfile da rede foi o ponto culminante de um trabalho pedagógico realizado com as escolas. “A ideia é de que as crianças não venham aqui sem saber o que fazer, com o desfile como uma atividade a parte. Fizemos questão de convocar todos os diretores para que esse não seja um momento único, mas que as crianças possam estar preparadas para ser cidadãs críticas, que possam fazer suas escolhas pautadas na verdade. E entender que todos nós sejamos independentes, e não esperar por um momento histórico”.

Deise Barroso, secretária da Educação

A Escola Municipal Ensino Fundamental Tia Marinete foi a primeira escola a desfilar, e levou ao Centro Histórico crianças de 03 a 05 anos que, entre outras, representaram os grupos folclóricos existentes no município. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Franco, fundada em 1997, desfilou com o tema democracia para a cidadania. A última escola da rede a desfilar foi a EMEF Araceles Rodrigues Correia que fica localizada na Divineia. Ao final a equipe da Secretaria de Educação desfilou e homenageou o funcionário José Anselmo de Moura Santos que faleceu no início da semana, momento de muita emoção para os todos que fazem a Prefeitura de São Cristóvão.

No próximo domingo (11), acontece o desfile cívico do Grande Rosa Elze, no bairro Eduardo Gomes, a partir das 09 horas.

Fotos: Heitor Xavier