Semed realiza avaliação diagnóstica com alunos da Rede Municipal de Ensino

14/03/2023 - 16:27 Atualizado há 12 horas



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última semana a aplicação da Avaliação Diagnóstica Objetiva para os alunos do 2º, 5º e 9º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino.  A iniciativa busca identificar o nível de aprendizado dos alunos no começo do ano letivo, bem como mapear estratégias de ensino adotadas, a fim de auxiliar o trabalho do educador.




A diretora pedagógica da Semed, Walléria Macário, explica que a Secretaria de Educação tem realizado um trabalho focado em três eixos, sendo eles: avaliação, acompanhamento e formação. O eixo de avaliação acontece em quatro etapas durante o ano, sendo a primeira delas a etapa de avaliação diagnóstica objetiva, que é aplicada logo no início do ano letivo. 




Na atividade realizada na última semana, os alunos fizeram a avaliação de fluência e a avaliação objetiva, onde, por meio dessa ferramenta, foi possível avaliar quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências.




As outras etapas de avaliação ocorrem no final do primeiro semestre, início do segundo semestre e final do ano letivo. “Essas avaliações são muito importantes durante todo esse percurso, porque é com os indicadores identificados nelas que vamos poder traçar as novas estratégias e poderemos verificar onde há pontos de fragilidade e de consolidação na aprendizagem dos alunos”,  explicou a diretora pedagógica. 

 

Foto: Dani Santos