Semed leva cardápio junino para alunos da Rede Municipal de Ensino

23/06/2022 - 14:13 Atualizado há 4 horas



Depois de dois anos sem ações festivas por conta da pandemia da Covid-19, as escolas da Rede Municipal de Ensino voltaram a celebrar o São João neste ano. E para complementar as comemorações, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantiu na última quarta-feira (22) um delicioso cardápio junino para os alunos das escolas e creches.

 

Mungunzá com canela, milho cozido, amendoim, pipoca salgada e arroz doce foram alguns dos itens presentes no cardápio disponibilizado às instituições de ensino pela Casa da Merenda de São Cristóvão. De acordo com a nutricionista da Semed, Andrea Magalhães, alguns desses produtos foram adquiridos da agricultura familiar do município. Para ela, a disponibilização do cardápio faz parte da ideia da Semed em fortalecer as tradições regionais neste período do ano.

 

 

“As escolas têm a tradição de fazer esses encontros culturais para celebrar os festejos juninos, onde reúnem as danças, as músicas e o cardápio, o que garante que as crianças possam se divertir e continuar se alimentando bem. É uma forma da gente valorizar as tradições nordestinas e sancristovenses”, explicou a nutricionista. 

 

 

Uma das escolas que participaram das comemorações foi a EMEF Ruth Dulce, do bairro Marcelo Déda (Jardim Universitário). Além de aproveitarem para se deliciar com as comidas típicas, os alunos também foram vestidos a caráter, montaram uma quadrilha para se apresentar e participaram de brincadeiras tradicionais do período como a pescaria. 

 

 

Para a diretora Paula Andréa de Jesus, esse é um importante momento de confraternização.  “É uma forma da gente resgatar nossas tradições, fazendo com que as crianças possam se alimentar das comidas típicas juninas além de se divertir, confraternizar depois desses dois anos em que não pudemos celebrar presencialmente”, declarou. 

 

Paula Andréa de Jesus, diretora da EMEF Ruth Dulce

 

 

Quem aprovou as festividades e a comida foi a aluna Stefanie Sulamita Vieira. Para ela, o São João é uma das melhores épocas do ano. “Gosto muito das comidas, da animação e das festas. Ano passado por conta da Covid a gente não comemorou, mas esse ano todo mundo se dedicou e a festa ficou linda”. Ester da Costa Santos corrobora com a opinião da colega e disse ter sentido falta dos festejos. “Esse ano a gente pode fazer uma festa bonita, todo mundo conseguiu comemorar junto com os amigos”, apontou a aluna. 

 

Stefanie Sulamita, aluna

 

Ester da Costa Santos, aluna

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier