Semed efetua distribuição de livros do Programa Educa Mais São Cristóvão nas escolas da rede

09/08/2023 - 18:24 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove até o dia 14 deste mês a distribuição da segunda remessa de materiais do programa Educa Mais São Cristóvão, para alunos do 1º ao 5º ano. A iniciativa faz parte do esforço contínuo para aprimorar a qualidade educacional nas escolas municipais por meio do uso desta ferramenta.

De acordo com a diretora pedagógica Walléria Macário, os materiais do programa são divididos em quatro cadernos, sendo entregues um por bimestre.  “A cada dois meses entregamos um desses cadernos e no dia 14 de agosto vamos contemplar esse cronograma e iniciar a entrega do caderno três em todas as escolas, mais uma vez movimentando os setores da Semed para a produção, conferência, chegada e distribuição. Esses cadernos são uma ferramenta vital para nossos alunos, pois são estruturados de forma a garantir uma progressão gradual no aprendizado ao longo dos bimestres”, afirmou.

Walléria Macário, diretora pedagógica / Foto: Dani Santos

As avaliações da rede estão previstas para ocorrer de 21 a 25 de agosto, e através delas os professores conseguem medir o progresso dos alunos e identificar áreas onde podem ajustar a abordagem de ensino, a partir do que foi visto no caderno dois. Como os materiais fornecidos pelo programa são projetados para uma progressão gradual na aprendizagem, conforme afirmou a diretora, tais avaliações permitem que os educadores monitorem se essa progressão está ocorrendo conforme o planejado. Isso possibilita ajustes pontuais para garantir que os alunos estejam alcançando o nível desejado de competência em cada etapa.

Marcone Dantas Soares, diretor do arquivo da Semed, elogiou o esforço conjunto que tornou possível a distribuição bem-sucedida dos materiais. "A logística por trás da distribuição dos cadernos envolveu várias etapas desde a produção até a entrega nas escolas. Houve o comprometimento e dedicação de todos os profissionais para que tudo ocorresse sem problemas”, frisou.

Marcone Dantas Soares, diretor do arquivo da Semed

O professor José Carlos Farias de Lima, entusiasta do programa, compartilhou sua visão otimista. “Uma didática mais alinhada, um material dinâmico, repleto de cores, que aborda diversas habilidades, em sintonia com as diretrizes da educação brasileira, que certamente proporcionará aos alunos um crescimento notável, evolução e conformidade com os padrões estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores e esperados pelo Ministério da Educação (MEC). Todos devem se situar no nível de excelência que o MEC demanda e esse é o nosso objetivo”, destacou.

José Carlos Farias de Lima, professor

Fotos: Heitor Xavier