Semed avalia Fluência em Leitura de estudantes do 2º ano do ensino fundamental

08/04/2022 - 16:20 Atualizado há 10 horas



Os alunos matriculados no 2° ano do ensino fundamental das escolas de São Cristóvão estão passando de 04 a 13 de abril pela avaliação de fluência em leitura. O objetivo com isso é subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança para contribuir com as práticas pedagógicas focadas nas necessidades dos estudantes.

 

A avaliação é aplicada da seguinte maneira: o aluno realiza a leitura de um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto, frases e de um conjunto de palavras, enquanto ele faz a leitura, o avaliador marca o tempo da leitura e os erros cometidos.  O desempenho é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto com fluência.

 

De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Thais Mara, em torno de 785 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de 22 escolas de São Cristóvão serão avaliados. A aplicação é feita pelos próprios professores da Rede de Ensino, e segundo a coordenadora, “cada criança é conduzida no dia da aplicação para um ambiente aconchegante e sem barulho para que a gravação não tenha interferência externa. Os discentes irão realizar a leitura de palavras, pseudopalavras e texto que serão gravados separadamente”, explica.

 

 

A partir do diagnóstico, a Semed vai colocar em prática mecanismos que contribuam para o aprendizado dos estudantes, a partir de suas necessidades, incentivando com que leiam e entendam, assim como ocorreu após as avaliações realizadas em 2019 e 2021.

 

Fotos: Heitor Xavier