Secretaria de Educação capacita professores da Rede Municipal em mais um ciclo de formação continuada

09/09/2022 - 14:38 Atualizado há 4 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por  meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira (09) mais uma capacitação do Programa Alfabetizar Pra Valer. O encontro se deu com professores dos 2º e 3º anos no anexo da EMEF São Cristóvão (Antigo Balão Mágico).

De acordo com a técnica da Semed, Thays Mara, a formação abordou a questão da consciência fonêmica e a construção de um ‘alfabetômetro’ para medir os níveis dos alunos em relação à alfabetização. “Nós estamos fazendo isso há algum tempo e agora estamos na construção desses níveis para acompanhar a rede e obter esses resultados futuramente por meio de avaliações externas e assim comparar e trabalhar para que o aluno progrida em relação a sua aprendizagem", explicou.

A técnica também ressaltou a importância das parcerias com a comunidade escolar e comunidade familiar na busca de fluência dos estudantes. “Nós estamos com um reforço estruturado e inclusive as formadoras do Alfabetizar Pra Valer também fizeram parte da construção desse material com os níveis silábicos. Nós formamos cuidadores anteriormente para trabalharem esses níveis com os alunos que estavam precisando atingir os níveis de acordo com a idade série”, complementa.

Thays Mara, técnica da Semed

A coordenadora municipal do Alfabetizar pra Valer, Joselita Furtunato, elogiou a participação da Semed na logística do programa em São Cristóvão, capacitando professores para que o aluno consiga chegar até o segundo aluno alfabetizado. “Nós tivemos uma dinâmica recente no período das férias junto com a SEMED que foi o reforço escolar e nele muitas mães deram testemunhos de que seus filhos conseguiram avançar muito no nível de alfabetização, muitos deles conseguiram inclusive fazer a leitura fluente que é o nosso principal foco”, disse.

Joselita Furtunato, coordenadora municipal do Alfabetizar Pra Valer

Professores comentam sobre a formação

Para a professora do 2º ano da EMEF Lourival Baptista, Emille Raquel, a alfabetização é a base do nosso sistema educacional. “É muito importante que o professor venha se aprofundar nos fundamentos de todo o processo de alfabetização que ocorre no primeiro e segundo ano e que se estenda até o terceiro. Nós esperamos que os alunos avancem e se desenvolvam e para isso, nós temos que sempre dar informação, buscando cursos e participando desses encontros”, finalizou.

Emille Raquel, professora

“Um novo olhar” é como Dagmar Cerqueira, professora do 3º ano da EMEF Manoel Assunção, resume as formações continuadas da Semed. “Nós sempre estamos nesse processo de formação até para não nos acomodar naquela coisa tradicional e ter algo novo para levar para as crianças. Nós revemos coisas que podemos melhorar, o que estão fazendo, quem não está avançando, então esses cursos realmente abrem os nossos olhos”, concluiu.

Dagmar Cerqueira, professora