São Cristóvão se destaca entre os cinco maiores municípios de Sergipe pelo crescimento na área da educação

08/02/2024 - 18:29 Atualizado há 1 dia



Na manhã desta quinta-feira (08), o prefeito Marcos Santana, acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou de uma reunião com representantes da Associação Bem Comum, em São Cristóvão. O encontro teve como objetivo dialogar sobre os resultados educacionais de 2021 a 2023, apresentados pela associação, que desempenha um papel fundamental na elaboração e execução de  políticas públicas na área educacional.  

 

 

Os dados mostrados durante a apresentação apontam que, dentre os cinco maiores municípios de Sergipe, São Cristóvão se destacou como líder em resultados e avanços dentro do período analisado. O município obteve 65% dos estudantes classificados como leitores iniciantes e fluentes, superando Aracaju, que alcançou 53% e Itabaiana, com 46%, na avaliação de fluência dos alunos do 2º ano da rede. Esse desempenho ressalta o impacto positivo das iniciativas conjuntas e demonstra o comprometimento da gestão municipal em impulsionar a qualidade da educação no município. 

 

Durante a reunião, a Emef Carinho se destacou ao alcançar mais de 90% de resultados positivos em alfabetização, sendo elogiada por todos como uma referência. A secretária da Semed, Deise Barroso, apontou essa conquista como um modelo exemplar, destacando que os investimentos do prefeito na educação da cidade mostram que estão no caminho certo. "Triplicamos os números de alunos alfabetizados, contribuindo para que estes sancristovenses tenham uma trajetória de sucesso. Apesar da felicidade, reconheço os desafios a superar, especialmente em termos de alfabetização e permanência dos alunos na escola. Portanto, é fundamental o acompanhamento e o esforço contínuo. Não podemos parar", frisou.

 

Deise Barroso, secretária da Semed

 

O prefeito enfatizou a relevância da parceria, destacando os avanços conquistados até agora. "Esta colaboração tem sido fundamental para alcançarmos nossos objetivos educacionais em São Cristóvão. Estamos comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade e em constante evolução para nossos cidadãos. E graças aos esforços da equipe, assim como aos nossos parceiros, estamos trilhando um caminho positivo. Vamos continuar investindo para que mais escolas alcancem e superem esses padrões, até porque nosso objetivo é alcançar os 100% de alunos alfabetizados", afirmou.

 

Prefeito, Marcos Santana

 

Parceria e resultados

 

Veveu Arruda, diretor-presidente da Associação Bem Comum, ressaltou que esse resultado é fruto de um esforço conjunto, liderado pelo prefeito, secretária, equipe, professores e família. O diretor ainda expressou otimismo em relação ao potencial educacional de São Cristóvão, afirmando que, com base nos resultados apresentados, a cidade tem condições de se tornar referência nacional em termos de educação.

 

Veveu Arruda, diretor-presidente da Associação Bem Comum

 

 “São resultados animadores, desafiadores, pois ainda há o que fazer, mas está produzindo bons efeitos. São exemplares e motivadores para a própria equipe para que continuem nesse esforço que vem sendo feito. Eu saí convencido da boa intenção e da decisão política que é fundamental, do prefeito. Uma visão republicana, suprapartidária de juntar os esforços federativos, união, estados e municípios, para garantir a alfabetização de todas as crianças aqui de São Cristóvão. Inclusive é um trabalho que contribui para a redução das desigualdades no país”, salientou Veveu Arruda. 

 

 

Ronny de Freitas, coordenador de implementação da Associação, explicou que a parceria existe desde o final de 2021 e pontuou que a aprendizagem nasce de um compromisso político e que o resultado vem quando o município acredita e investe na educação. “Queremos muito que São Cristóvão dê certo, mas percebemos que a rede quer muito mais que a gente. São Cristóvão triplicou o número de crianças leitoras, na idade certa, aos 7 anos de idade e vem crescendo em nível mais acelerado que o estado de Sergipe. Trata-se de uma gestão que entrega os materiais no tempo certo, que garante os professores em sala de aula, garante diretor qualificado, fez seleção de gestores, realizou  processo seletivo para professores, e vem qualificando a rede através de várias formações”, disse. 

 

Ronny de Freitas, coordenador de implementação da Associação Bem Comum

 

Fotos: Heitor Xavier