Programa Águas de São Cristóvão leva rede de abastecimento ao povoado Aningas

31/07/2023 - 18:16 Atualizado há 3 horas

Dando continuidade ao Programa Águas de São Cristóvão, por meio de um investimento que ultrapassa R$ 1 milhão de reais com recursos próprios, a Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), celebrou a instalação de mais uma rede de abastecimento, que dessa vez vai contemplar mais de 100 famílias do Povoado Aningas.

O programa tem como objetivo disponibilizar acesso facilitado à água encanada e potável para os moradores de todos os povoados da região, o que vem sendo cumprido desde o início da atual gestão. O primeiro povoado a ser beneficiado nesta etapa foi o Alto do Bernardo, e agora é a vez de Aningas ser agraciado com essa benfeitoria que visa garantir uma melhor qualidade de vida para os moradores. Os próximos que serão contemplados com a implantação da rede de abastecimento são: Caipe Novo, Cascalheiras, Costa, Cajueiro, Rita Cacete, Colônia Miranda, e Loteamento São João.

O diretor-presidente do SAAE, Carlos Melo, destacou que este trabalho faz parte do programa Águas de São Cristóvão, que desde o início da gestão vem implantando redes de abastecimento nos lugares que mais precisam. “Nosso papel desde o início da atual gestão é escutar atentamente as demandas da população, e correr atrás para resolvê-las. Tudo isso tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos cidadãos".

Carlos Melo, diretor-presidente do SAAE

Além disso, o diretor ainda ressaltou a perspectiva de expansão desse programa para outras localidades. “A Prefeitura e o SAAE têm esse compromisso de levar esse benefício a um número ainda maior de comunidades rurais. Precisamos promover a qualidade de vida nas áreas rurais, garantindo melhores condições de higiene e saúde a população que ali reside. Com o Programa Águas de São Cristóvão, a administração municipal reforça seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento de todas as regiões do município, fortalecendo a esperança e a confiança no progresso da cidade”, expressou.

Moradores agradecidos

A comunidade de Aningas aguardou por anos essa iniciativa, e, como descreveu o mecânico de máquinas Josival Melo, foi somente nesta gestão que ela se tornou realidade. "Trazer o acesso à água potável para a nossa comunidade foi uma maravilha. Só temos que agradecer a esse gestor que nos ouve, que nos atende sempre que precisamos. A equipe veio até aqui e viu de perto que realmente estávamos precisando, e o resultado está aqui. Estamos todos satisfeitos com o trabalho dessa administração, não apenas pela água, mas por todas as ações que já chegaram até nós", detalhou.

Josival Melo, mecânico de máquinas

José Silvano da Silva, autônomo, também compartilha a felicidade com a conquista mais recente do povoado. Ele expressou: "Antes, a gente pegava água lá em cima, acumulava vasilhas pela casa toda, mas agora já está uma bênção. Com essa rede de abastecimento, vamos ter mais conforto, mais qualidade de vida e mais saúde, porque água é saúde, é vida", enfatizou.

José Silvano da Silva, autônomo

Cristina Lima, lavradora, fez questão de expressar suas expectativas e seu sentimento de gratidão pela demanda solucionada. "Essa obra é muito importante pra nós, chegou para todos na hora certa. A gestão está de parabéns pelo trabalho e por ouvir o povo e atender as necessidades. Nosso povoado é a prova disso", frisou.

Cristina Lima, lavradora

Fotos: Heitor Xavier