Prefeitura de São Cristóvão orienta população sobre a importância do consumo consciente de água

22/11/2023 - 18:11 Atualizado há 2 dias



 

A água é um recurso vital para a sobrevivência de todos os seres vivos e desempenha um papel fundamental em diversos aspectos da nossa vida cotidiana. No contexto do saneamento básico, compreender a importância da água é essencial para promover a saúde pública e preservar o meio ambiente. A Prefeitura de São Cristóvão e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), trabalham para garantir água de qualidade na torneira de toda a população, mas alguns cuidados são fundamentais para a preservação desse bem natural e viabilizar um abastecimento satisfatório à todos os sancristovenses. 

 

O diretor-presidente do Saae, Carlos Melo, destaca que o período de calor intenso pelo qual o Brasil está passando, faz aumentar significativamente o consumo de água e torna ainda mais desafiadora a gestão desse recurso. 

 

“Foi calculada a quantidade de usuários que nós temos e há água suficiente para atender a população. Só que quando o consumo de água é maior, com certeza, vai faltar em alguns pontos, isso é o que acontece no Brasil inteiro. Para as pessoas que moram nos pontos mais baixos das cidades, geralmente não falta água, mas à medida que o consumo é elevado, pode faltar nas regiões mais altas”. 

 

Carlos Melo explica que o Saae realiza todos os esforços para garantir que todos os dias a água chegue à torneira de toda a população, mas algumas interrupções podem ocorrer durante o dia, especialmente nos horários de maior consumo de água. Uma medida que pode melhorar a gestão do recurso natural nas residências é a adoção de reservatórios de água, como caixas d’água e cisternas. 

 

“Uma medida que pode auxiliar é o uso de reservatório. Porque o sistema não para, funciona a todo momento. Pode ter problemas técnicos que podem interromper de forma temporária, mas todos os dias a água chega às torneiras. Portanto, se houver uma reserva adequada, certamente, a água não vai faltar”. 

 



Carlos Melo, diretor-presidente


A secretária de meio ambiente, Janine Menezes de Oliveira, ressalta a importância do uso consciente e da adoção de práticas sustentáveis para a preservação da água. 

 

“É responsabilidade de todos zelar pela qualidade da água, adotando práticas sustentáveis de consumo e descarte de resíduos. A implementação de sistemas eficientes de saneamento básico, o tratamento adequado dos efluentes e a conscientização da população sobre a importância da preservação da água são medidas cruciais para assegurar um futuro sustentável e saudável para as gerações presentes e futuras. Ao protegermos a água contra a poluição, estamos investindo na qualidade de vida e na sustentabilidade do nosso planeta”. 

 

 

Janine Menezes de Oliveira, secretária de meio ambiente

 

 

🚰 Confira algumas medidas que podem evitar desperdício de água: 🚰 

 

  1. Cronometre o banho

 

  1. Desligue a torneira ao escovar os dentes

 

  1. Ensaboe todas as louças de uma só vez

 

  1. Limite o uso da máquina de lavar

 

  1. Reaproveite a água da máquina de lavar

 

  1. Não lave calçadas com mangueira

 

  1. Implemente a descarga com válvula de duplo acionamento

 

  1. Verifique e corrija quaisquer vazamentos



  1. Feche bem as torneiras



  1. Lave o carro com baldes




Fotos: Heitor Xavier.