Professores da rede municipal recebem incentivo de R$5 mil do Programa Professor Conectado

05/03/2024 - 17:03 Atualizado há 2 dias

Os professores efetivos da rede municipal de São Cristóvão, que aderiram ao Programa Professor Conectado, iniciaram o recebimento de um incentivo financeiro de R$5 mil a partir da última sexta-feira (01). Essa remessa, que faz parte da penúltima adesão ao programa, tem como objetivo criar um ambiente propício para pesquisa e ensino, visando aprimorar as condições de trabalho dos educadores. A oferta financeira não apenas reconhece o papel essencial desempenhado pelos professores, mas também busca estimular práticas pedagógicas inovadoras, promovendo um aprendizado mais eficaz para os alunos.

A secretária municipal de Educação (Semed), Deise Barroso, destaca que a iniciativa do Programa Professor Conectado é parte do compromisso da gestão em valorizar o corpo docente. "Em 2021 foi iniciado o projeto no qual a gestão oferece suporte tecnológico, como computadores, tablets ou smartphones aos professores, e todos os efetivos da rede aderiram ao programa. Em 2022, realizamos uma nova adesão, contando com 144 inscritos. Já efetuamos o pagamento a 90 deles, sendo a última remessa programada para abril, garantindo o benefício para mais 54 educadores da rede", explicou.

Deise Barroso, secretária da Semed

Além disso, a secretária destaca as recentes implementações, como o diário eletrônico. Segundo Deise, essas ferramentas facilitam o planejamento e a organização da frequência por parte dos professores. Ela conclui mencionando que essas iniciativas representam uma forma de valorizar os profissionais da educação na gestão municipal.

A adesão ao programa é voluntária, e destaca o comprometimento dos professores com o aprimoramento do ensino, como evidenciado por Rubiane Ramos, uma das educadoras da rede. “Estamos em uma sociedade globalizada, onde a tecnologia é parte integrante do cotidiano das pessoas, incluindo nossos alunos. Esse programa, ao disponibilizar uma quantia significativa, possibilita que nós, professores, adquiramos instrumentos tecnológicos, facilitando o contexto da aula e a interação entre professor e aluno. Poderemos falar a mesma linguagem, destacando assim a importância crucial de estar conectado como educador”, pontuou.

Rubiane Ramos, professora da rede municipal de São Cristóvão

A professora também destacou a necessidade de atenção às especificações ao adquirir os aparelhos, enfatizando a importância de escolher dispositivos que atendam às demandas do ambiente educacional moderno. Essa conscientização, segundo ela, contribui para uma integração mais eficaz da tecnologia no processo de ensino.

Antônio da Paixão, gestor da Emef Araceles Rodrigues Correa, salientou a importância do Programa ao destacar que a iniciativa valoriza o trabalho dos profissionais. “Essa iniciativa é fundamental, pois propicia uma abordagem mais tecnológica e atualizada por parte dos educadores, capacitando-os a transmitir conteúdos de maior qualidade, fundamentados em pesquisas sólidas. O Programa Professor Conectado não apenas valoriza os profissionais da educação, mas também impulsiona a excelência no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

Antônio da Paixão, gestor da Emef Araceles Rodrigues Correa

Fotos: Heitor Xavier