Prefeitura realiza abertura da primeira edição da Copa Cidade Mãe

31/01/2022 - 17:40 Atualizado há 8 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou neste domingo (30) a abertura da 1ª edição do torneio de futebol amador do município, a Copa Cidade Mãe. As disputas ocorrerão nos principais campos da cidade e conta com a inscrição de 1150 atletas amadores, a maioria sancristovense, que se dividiram entre 46 equipes, sendo 22 na região do grande Rosa Elze e 24 do Centro Histórico e povoados.

 

Os times confrontados foram definidos através de sorteio e nessa fase inicial as disputas serão entre os grupos do mesmo pólo. A pretensão é que as próximas etapas perdurem até o mês de abril. “A primeira fase é eliminatória e de acordo com critérios técnicos vamos reduzindo as equipes até chegarmos aos três primeiros colocados, que receberão um prêmio em dinheiro, além de troféus e medalhas”, disse Fábio André Santos da Silva, diretor de esportes com a comunidade.

 

Fábio André Santos da Silva, diretor de esportes com a comunidade

 

No campo do Rochão, localizado no Loteamento Lauro Rocha, a primeira disputa foi entre os times Bragantino x São Caetano, ambos do Alto da Divineia e Loteamento Lauro Rocha, respectivamente. O resultado foi definido nos últimos minutos do segundo tempo, com a vitória do São Caetano por 1x0. O responsável pelo gol foi atleta amador Henágio Santos da Conceição, que elogiou a iniciativa da prefeitura em apoio ao esporte do município.

 

Henágio Santos da Conceição, responsável pelo gol do São Caetano

 

“Aqui a gente aprende que o trabalho em equipe é fundamental, eu por exemplo, não teria conseguido fazer o gol sozinho. Além desse aprendizado, o esporte transforma vidas. Por isso agradeço a prefeitura por realizar esse sonho. Quanto mais a cidade fortalece o esporte, mais eu tenho chances de ver o meu filho participando de torneios aqui e com uma estrutura cada vez melhor. Eu acredito nisso”, explicou Henágio.

 

São  Caetano venceu o Bragantino por 1x0

 

Nalbert Lima dos Santos, jogador do Bragantino, levou a sério o espírito esportivo e não ficou triste com o resultado. Para ele o mais importante é a brincadeira. “Estou muito satisfeito com o movimento que a gestão tem dado ao esporte. Eu sou jogador amador, mas penso naqueles que futuramente pretendem se profissionalizar. Estou muito feliz, independente do resultado, porque o mais importante é esse clima de diversão”. Pontuou o atleta.

Nalbert Lima dos Santos, jogador do Bragantino

 

Fábio André reforça que o objetivo da gestão é fomentar a prática de esportes e colaborar para que os atletas tenham uma estrutura que possibilite essa prática. “São vários eventos que ocorrem ao longo do ano e este, especificamente, é especial porque o futebol é o esporte mais popular, que naturalmente já atrai muitos interessados. A prefeitura promove o evento e se empenha na organização, mas não podemos esquecer a força de vontade desses esportistas, que inspiram pela disciplina e também se empenham”, explicou.

 

Ao passo em que aconteciam os jogos Bragantino x São Caetano e Milan x Agamenon, no campo do Rochão, outros jogos também marcaram a aberturam da Copa Cidade Mãe. Tanto nesse domingo, quanto nas próximas fases, as disputas serão sediadas nos campos localizados no Eduardo Gomes, Tijuquinha e nos povoados Cabrita, Cardoso e Rita Cacete.

 

O povo da cidade agradece

 

Moradores da região estiveram presentes no evento e, envolvidos com cada passe, vibraram pelo resultado e demonstraram gratidão pela oportunidade de entretenimento. “Já joguei e apitei muito nesse campo, no Rochão. Hoje estou aqui para prestigiar a juventude e para ter um dia de lazer” enfatizou o pedreiro Edeilton dos Santos.

 

Edeilton dos Santos, morador do Loteamento Lauro Rocha

 

Cláudia Prata, dona de lanchonete, não hesitou em elogiar o evento e agradecer pela  oportunidade de vender os seus produtos. Ela diz que eventos assim impulsionam o comércio e, consequentemente, geram renda para a população. “São muitas as dificuldades que todo mundo está vivendo e eventos assim, tão pertinho da gente, só vêm para ajudar. Eu sou muito agradecida pela oportunidade.” Disse a comerciante.  

 

Cláudia Prata, comerciante

 

Outros resultados

 

A Florestan 0x2 Vitória (MST Rita Cacete)

Santa Cruz 0x1 Força e União (MST Rita Cacete)

Real Cardosense 1x1 Borusia La Maq (Arena Caldeirão, povoado Cardoso)

Juventus 4x0 Real Pitanga (Arena Caldeirão, povoado Cardoso)

Bragantino 0x1 São Caetano (Rochão, Loteamento Lauro Rocha)

Milan 1x0 Agamenon (Rochão, Loteamento Lauro Rocha)

Irmandade Tijuca 1x1 Irmandade Rosa (Grande Rosa Elze)

Bola de Ouro 2x1 Barreirense (Grande Rosa Elze)

São Cristóvão 6x0 Madriense (Grande Rosa Elze)

Ponte Preta - CB 1x2 Atlético (Grande Rosa Elze)

Ponte Preta - TJ 7X1 Barcelona (Grande Rosa Elze)

Flamengo 2x1 Real Alagoas (Grande Rosa Elze)

 

Fotos: Heitor Xavier