Prefeitura promove formação para motoristas e monitores do transporte escolar em evento dedicado à segurança

17/01/2024 - 17:38 Atualizado há 22 horas

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma iniciativa voltada para a formação e conscientização dos profissionais responsáveis pelo transporte escolar. O evento, realizado na Escola Paulo Sarasate, reuniu motoristas e monitores, contando ainda com a participação de palestrantes representando instituições como o Sest/Senat, a SMTT de São Cristóvão, o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAP) e o Conselho Tutelar.

A principal abordagem do evento centrou-se na importância da segurança no transporte das crianças e jovens pertencentes à rede municipal de ensino. Além disso, destacou-se a necessidade de preservação da integridade física de todos os cidadãos que transitam pela Cidade Mãe de Sergipe.

O diretor de transporte da Semed, Eduardo Santana, ressaltou a relevância do evento para aprimorar a atuação dos profissionais envolvidos. "Esta formação é fundamental para aprimorarmos os protocolos de segurança e oferecermos um serviço de qualidade aos nossos estudantes. Estamos comprometidos em garantir que o transporte escolar seja um ambiente seguro e confortável para todos. Além disso, a formação visa alinhar o novo calendário letivo, que se inicia em 05 de fevereiro, buscando também políticas que favoreçam a segurança no transporte escolar”, disse.

Eduardo Santana, diretor de transporte da Semed

José Robson,  diretor de trânsito da SMTT, enfatizou a parceria entre as instituições para promover um trânsito mais seguro e responsável no município. "A colaboração entre as entidades é fundamental para o sucesso de iniciativas como essa. Estamos unindo esforços para garantir que o transporte escolar seja realizado com responsabilidade e respeito às normas de trânsito, a exemplo da sinalização, que é uma das preocupações da gestão, justamente para melhorar a mobilidade e, sobretudo, a segurança.", destacou.

José Robson,  diretor de trânsito da SMTT

Profissionais do transporte compartilham experiências

O motorista Gileilton Campos Santos, que atua como motorista há 27 anos, compartilhou suas experiências e reforçou a importância do comprometimento com a segurança. "Como motoristas, temos a missão de garantir que os estudantes cheguem e retornem para casa em segurança. Esta formação é uma oportunidade valiosa, um espaço onde podemos aprender mais sobre as melhores práticas no transporte escolar. Isso nos permite atender de maneira mais eficaz todos os alunos que diariamente utilizam o transporte, proporcionando uma compreensão mais profunda do serviço que executamos", enfatizou.

Gileilton Campos Santos, motorista

A monitora Ana Cristina Silva  complementou a abordagem, enfocando o papel fundamental dos monitores no cuidado com os estudantes durante o trajeto. "Nossa responsabilidade vai além de acompanhar os alunos no ônibus. Somos responsáveis por garantir que eles se sintam seguros e acolhidos durante todo o percurso, desde a hora em que saem de casa, até o retorno. A formação é uma maneira de reforçar esse nosso compromisso com o bem-estar das crianças e jovens", afirmou.

Ana Cristina Silva, monitora