Prefeitura promove Avaliação de Saída para aprimorar desempenho escolar na rede municipal de ensino

19/12/2023 - 18:23 Atualizado há 2 dias

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou, do dia 14 a 19 deste mês, a Avaliação de Saída nas turmas de Ensino Fundamental da rede municipal. A iniciativa visa aprimorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática, integrando um conjunto de ações, a partir do resultado,  para fortalecer a qualidade da educação no município.

De acordo com a diretora pedagógica da SEMED, Walléria Macário, a Avaliação de Saída é parte essencial de uma tríade pedagógica que compõe o percurso educacional da secretaria. “O processo engloba acompanhamento contínuo, formação de professores e gestores, culminando nas avaliações que direcionam os pontos de ajuste e melhorias", destaca.

Walléria Macário, diretora pedagógica da SEMED

"Essas avaliações são marcos importantíssimos porque direcionam os pontos de ajuste, de melhorias, onde os resultados apontam as fragilidades na aprendizagem de cada estudante. A partir dos resultados, refazemos a rota, reconstruímos a metodologia e a aplicamos. A nossa meta para os próximos anos é erradicar o analfabetismo e garantir que todas as crianças saiam alfabetizadas na idade certa", afirma Walléria Macário.

A professora Ana Mácia Chagas, do 4° ano da Emef Dr. Lourival Baptista, destacou que o desenvolvimento dos alunos tem crescido significativamente com as avaliações de leitura e objetivas. “A Avaliação de Saída permite mensurar o avanço em aprendizagem ao longo do ano letivo. Com as avaliações de leitura e as objetivas, conseguimos verificar o desenvolvimento das crianças em cada habilidade. Ao final do ano, organizamos nossos pontos de melhoria para o próximo ano letivo, com um olhar mais atento para cada criança", aponta.

Ana Mácia Chagas, pedagoga

Adriana Lima de Jesus, gestora da Emef Lourival Baptista, ressalta a abrangência da Avaliação de Saída, incluindo os anos de transição do ciclo de alfabetização. O processo permite o mapeamento e planejamento para as séries seguintes, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos estudantes. “A Avaliação de Saída abrange o público do terceiro, quarto e primeiro ano. No primeiro ano, avaliamos o grau do ciclo de alfabetização e com esses dados mapeamos as próximas etapas. Com esse processo, temos o diagnóstico de como trabalhar, fazendo o mapeamento e planejamento para o ano seguinte, quando terão avaliações externas no 2° e 5° ano”.

Adriana Lima de Jesus, gestora da Emef Lourival Baptista

A gestora finaliza ressaltando que  esta  avaliação “é um diferencial que temos na rede, com suporte didático do Educa Mais São Cristóvão, que prepara material em Português e Matemática aplicado durante o ano letivo, utilizando estratégias eficazes para garantir um futuro mais promissor para todas as crianças do município", explica Adriana Lima .