Prefeitura promove 1º Torneio Sancristovense de Damas Para Damas

08/03/2022 - 16:39 Atualizado há 2 horas



Buscando incentivar a prática de esporte de jogos de estratégia dentro do município, aconteceu na manhã desta terça-feira (08), o 1º Torneio Sancristovense de Damas para Damas, no Salão do Paço Municipal. A ação é referente ao Dia Internacional das Mulheres, proporcionado pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). 

 

A solenidade do evento contou com a participação de servidoras participantes, alunas dos colégios municipais, além do secretário da Semel, Klewerton Siqueira, e do vice-prefeito de São Cristóvão, Paulo Júnior. Em sua fala, o vice parabenizou as mulheres inscritas do campeonato e elogiou o trabalho feito pela Semel no cenário esportivo e das outras secretarias no desenvolvimento de atividades voltadas para o público feminino.

 

“A gestão municipal de São Cristóvão tem um compromisso com as mulheres sancristovenses, na questão principalmente de respeito. Infelizmente na cultura brasileira ainda existe o machismo, e não podemos mais aceitar esse tipo de comportamento em pleno século XXI, e por isso, eu gostaria de parabenizar a todas as mulheres na realização deste torneio, e que recebam o meu abraço e o do Prefeito Marcos Santana”, declarou Paulo Júnior.   

 

Paulo Júnior, vice-prefeito de São Cristóvão

 

O jogo de Damas, como esporte, teve seu início no Brasil a partir de 1930, e ao longo dos anos ganhou mais espaço no país tendo sua culminação com a criação da Confederação Brasileira de Damas em 1967, no estado de Niterói. E pensando no mês da mulher, uma das propostas da atual gestão é apresentar esse esporte para a população local.  

 

 

“São Cristóvão é a Cidade Mãe de Sergipe e a Dama é a mãe do xadrez. Por isso, queremos dar um pontapé inicial com as mulheres, a dama é um esporte que estimula a concentração e permite um melhor desenvolvimento do aluno no ambiente escolar”, explica João Luiz Andrade, diretor de planejamento da Semel. 

 

João Luiz Andrade, diretor de panejamento da Semel

 

Competição inclusiva

 

De acordo com o secretário da Semel, Klewerton Siqueira, a intenção dessa competição é fazer com que as mulheres participem não só das discussões, mas do esporte em si. “A nossa meta é de termos todos os esportes incluídos no nosso calendário esportivo e nesse mês a Prefeitura Municipal fará outros eventos como futevôlei, vôlei de praia, entre outros. Será um mês exclusivo a prática esportiva e uma atenção de forma especial às mulheres”, comentou. 

 

secretário da Semel, Klewerton Siqueira

 

Com 64 participantes inscritas, o torneio se deu em duas etapas e quem vencia duas partidas passava para a próxima fase. Na segunda etapa, agora com 32 participantes, ocorreu as eliminatórias finalizando com oito colocadas. A premiação contou com entrega de medalhas, certificado de participação e buquê de rosas para todas participantes, além de um troféu especial para o 1º, 2º e 3º lugares.

 

 

 

 

Momento de diversão

 

Representando o colégio ELIC, o professor de educação física, Anthony Couto, conta que damas é algo estimulado nos jogos internos da escola e que para o torneio, foi feita uma semana de preparação para preparar as alunas. “É um evento que promove a participação das mulheres, principalmente meninas e adolescentes, estimula o cognitivo, de estar no meio social. É muito importante ver esse estímulo da Prefeitura de motivar o esporte no município”, disse.

 

professor de educação física do ELIC, Anthony Couto

 

As estudantes do 7º e 6º ano do ELIC, Sofia Loren Gomes Santos e Maria Clara Santos de Oliveira, acrescentaram a alegria de participar do torneio e esperam participar de futuras competições. “Eu acho bem legal porque a gente pode jogar, é algo muito divertido”, enfatizou Maria Clara. 

 

estudantes do ELIC, Sofia Loren e Maria Clara

 

Já Silvia Nissola, que saiu de Aracaju para participar do torneio, conta que sempre gostou de jogar damas, principalmente por aprender com sua mãe. “Essa ação é muito interessante para conhecer pessoas, sempre quando se investe em gente todos ganham, e com certeza quero participar de mais eventos como esse”, finalizou. 

 

competidora de Aracaju, Silvia Nissola

 

Confira as finalistas do 1º Torneio Damas Para Damas:

 

1º lugar - Maria José

2º lugar - Suzana Matheus

3º lugar - Josenilde Brito 

4º lugar - Graziella Couto

 

Fotos: Dani Santos