Prefeitura entrega premiação aos vencedores do 1º Festival Esportivo Estudantil

17/10/2022 - 19:36 Atualizado há 10 horas

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou nesta segunda-feira (17), a cerimônia de premiação do I Festival Esportivo Estudantil, que aconteceu ao longo deste mês em quatro escolas da rede municipal de São Cristóvão e uma particular. Os jogos tiveram a participação dos alunos das Emefs: Araceles Rodrigues Correia, Gina Franco, Terezita Paiva e São Cristóvão.  Ao todo o evento contou com o empenho de aproximadamente 300 pessoas, incluindo alunos e alunas, que disputaram nas modalidades de Xadrez, dama, atletismo, vôlei de praia, futsal, bola ao cesto e queimado.

A iniciativa teve o objetivo de fortalecer a prática esportiva no município, além de propiciar aos alunos a descoberta de novos talentos, como ocorreu com a aluna da rede municipal Samara Silva Santos, ganhadora de seis medalhas de ouro e uma de prata. “Assim como aconteceu comigo, as modalidades nos ajudaram a descobrir alguns dons de alguns no esporte, além da importância para aqueles que moram em povoados e não tem oportunidade de praticar o esporte. Eu não ia participar de todos os jogos, mas de última hora o professor me colocou e eu gostei sou muito grata pela experiência”, disse.

Samara Silva Santos, estudante

Lukas Custódio, estudante da rede municipal, representou todos os alunos com o seu discurso de agradecimento. “Foi a minha primeira experiência em um campeonato, por isso fiquei um pouco nervoso, mas jogamos bem e conseguimos o primeiro lugar. Por isso agradeço em nome de todos, pela oportunidade, pelos resultados que alcançamos e, principalmente, por tudo que o esporte nos traz de benefícios e um deles é o desejo de continuar”, destacou.

Lukas Custódio, estudante

Para além dos benefícios no condicionamento físico, o esporte é um grande aliado no estímulo à disciplina, como disse o estudante João Flávio. “Muito bom jogar assim entre outras escolas, porque conheci pessoas novas, fiz novas amizades e conheci na prática a importância do espírito esportivo. Conseguimos o primeiro lugar no vôlei de praia, mas o principal foi a melhora do meu desempenho na escola, com mais disciplina e aprendizado”, explicou.

João Flávio, estudante

Participação efetiva da gestão

Entusiasmado, o secretário da Semel, Klewerton Siqueira, considera esta primeira edição do festival como uma prévia para algo maior, que é a realização dos Jogos Estudantis da Cidade Mãe, prevista para o próximo ano. “O festival trouxe um saldo muito positivo com o interesse e a participação de um número expressivo de alunos e foi importante porque colocamos esta data no calendário esportivo de São Cristóvão. O nosso interesse é no próximo ano realizarmos os Jogos Estudantis da Cidade Mãe. Será o primeiro jogo estudantil com várias modalidades envolvidas como foi neste festival”, afirmou o secretário.

Klewerton Siqueira, secretário da Semel

Em sua fala durante a cerimônia, o coordenador da Semel, José Luiz Andrade, idealizador do evento, descreveu a satisfação com o resultado. "Com imenso prazer que eu vejo o término desse festival conforme planejamos e o meu sentimento é de gratidão. Primeiro agradeço a todos que participaram, professores, coordenadores e alunos. Agradeço à gestão por todo apoio e ao nosso secretário. Sem essa equipe este sucesso seria não seria possível. O festival foi um laboratório para que no próximo ano consigamos fazer os primeiros jogos estudantis de São Cristóvão, é esta a luta e eu acredito que nós faremos com que esses jogos sejam inesquecíveis”, exclamou.

José Luiz Andrade, coordenador da Semel

Reforçando o que foi dito pelos alunos, o diretor da Emef São Cristóvão, Arilúcio Espinheiro, reforçou a importância do esporte no melhor desempenho dos alunos em sala de aula. "Eu vejo essa iniciativa como importante para o desenvolvimento esportivo dentro do município, sobretudo nas escolas municipais e, na escola que eu atuo, percebi que os meninos que mais participam de atividade esportiva são aqueles que mais se destacam nas atividades em sala de aula. Acredito que eles aprendem que o esporte traz disciplina e proporciona uma melhor interação entre os colegas, o que reflete positivamente nos trabalhos em equipe”, explicou.

Arilúcio Espinheiro, diretor da Emef São Cristóvão