Prefeitura entrega EMEF Prof. Izidória Mendes totalmente readequada

05/08/2020 - 15:38 Atualizado há 16 horas

"É um espaço novo, muito bonito e amplo que dará outra oportunidade para as crianças". A declaração da professora Sashyele de Souza, mãe do aluno Pedro Paulo, sem dúvidas representa o sentimento de todos os pais dos 475 discentes da EMEF Professora Izidória Mendes Cruz. Na manhã de hoje (5), a Prefeitura de São Cristóvão, entregou a readequação do prédio localizado no Rosa Maria.

A EMEF Professora Izidória Mendes Cruz foi o 17° prédio readequado desde o início da atual gestão, em 2017. Nele, através da Secretaria Municipal de educação (Semed), foram feitos serviços de pintura, iluminação LED, revisão elétrica, reparos hidráulicos, climatização, acessibilidade, adequação as exigências do sistema de combate a incêndio e pânico e ampliação de salas. O investimento total foi de R$ 80 mil, em recursos próprios do município.

O prefeito Marcos Santana destacou que as readequações nas escolas do município visam, sobretudo, ofertar melhores condições para que os profissionais atuem e para que os alunos se sintam confortáveis em realizar as atividades, garantindo assim um processo de ensino-aprendizagem adequado. “Nós estamos fazendo a maior obra que uma comunidade pode ter, que é a da educação. Essa obra conduz o futuro das nossas crianças. Digo sempre que nossa maior obra é o cuidado com o povo. Esse é um prédio que respeita os alunos, quem trabalha aqui e também quem dá nome a escola Izidória Mendes”, disse o gestor.

Prefeito Marcos Santana

Há 12 anos atuando como diretora da escola, Maria Rúbia viu a realidade da EMEF Izidória mudar ao longo dos anos. Agora, com prédio reestruturado para atender todos os quase 500 alunos, ela vê a expectativa da pandemia da Covid-19 passar, para que todos eles possam ocupar as salas e espaços recreativos do local. “Esse é o nosso sonho realizado. Antes nós tínhamos a dificuldade de reunir as crianças em um espaço que era inadequado. Hoje quando chegamos aí vislumbramos esse nosso ‘castelo’. Tenho fé e esperança que teremos logo nossos alunos aqui para aproveitar esse sonho”, ressaltou a diretora.

De acordo com a secretária de educação, Quitéria de Barros, o prédio entregue nesta quarta funcionará de maneira provisória até que um novo espaço seja construído para atender a demanda. Quitéria lembra que o antigo espaço não atendia as demandas básicas para execução das aulas, funcionando inclusive em dois locais para abrigar os alunos. “O prefeito já determinou que nós temos que construir um prédio nesta região para abrigar a sede definitiva do Izidória, mas até lá estaremos oferecendo esse espaço que é adequado para os alunos e para que os professores possam exercer suas funções com maior qualidade”, explicou a secretária.

Quitéria de Barros, secretária de Educação

Homenageada

Nascida em 5 de fevereiro de 1951, em Salvador, Izidória Mendes Cruz foi professora e diretora de instituições de ensino no território de São Cristóvão.

Formada em Letras - Português, ela atuou no povoado Santa Rita, na Creche Tia Vera (Rosa Elze) e na Escola Francisco da Costa (Madalena de Góes), Escola Maria de Lourdes Gomes (Tijuquinha) e foi diretora da Creche Maria de Lourdes Gomes (Rosa Maria).

Faleceu em 05 de novembro de 2014, deixando grande legado e amor pela educação.