Prefeitura e SAAE executam a primeira etapa da interligação da Estação de Tratamento Rio Comprido

05/07/2023 - 18:16 Atualizado há 1 dia

Nesta quarta-feira (05), a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), realizou mais uma ação importante para a infraestrutura de abastecimento de água da região: a primeira etapa da interligação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Comprido, localizada no Povoado Rita Cacete.

O diretor-presidente do SAAE, Carlos Melo, explicou que devido o processo, foi necessário paralisar o abastecimento durante o dia. “Paramos hoje para fazer essa primeira interligação, que é a instalação de registro e válvula e na próxima semana faremos a segunda etapa que é receber as novas instalações de água tratada. Como é uma parada longa, precisamos fazer por partes, por isso que chamo esse processo de primeira interligação. Esta primeira parte do serviço é um trabalho delicado e não pode ser feito de qualquer maneira, nem tampouco em período chuvoso”, explicou.

Carlos Meslo, diretor-presidente do SAAE

O serviço faz parte do processo de requalificação da Estação de Tratamento que possui um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão e vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas de diversas áreas da “Cidade Baixa”, como Divineia, Alto de Itabaiana, Centro Comercial, Colônia Miranda, Rita Cacete, Avenidas Irineu Neri e Lourival Batista. De acordo com o diretor-presidente do SAAE, a execução dessa obra representa um avanço significativo no fornecimento de água para os moradores da cidade e faz parte dos compromissos firmados pela gestão.

Carlos Melo enfatizou que a qualidade da água já é satisfatória, no entanto, o maior desafio reside nas continuidades de abastecimento durante os períodos de chuva. Ele destacou que, com a Estação de Tratamento em pleno funcionamento, espera-se um aumento significativo na disponibilidade de água para os bairros beneficiados, proporcionando melhorias nas condições de abastecimento contínuo, independentemente das condições climáticas. "Nossa meta é garantir um fornecimento ininterrupto, mesmo durante os períodos chuvosos", acrescentou.