Prefeitura de São Cristóvão realiza solenidade de abertura da Semana da Pátria 2023

04/09/2023 - 17:56 Atualizado há 2 dias



 

A prefeitura de São Cristóvão iniciou esta segunda-feira (04) com a Solenidade de Abertura da Semana da Pátria 2023 que segue em comemoração no dia 07, com desfile cívico pelo Centro Histórico da cidade, e dia 17 com desfile cívico no bairro Eduardo Gomes. 

 

Para participação deste momento, fizeram-se presentes o tenente Eduardo Maia, procurador jurídico da Capitania dos Portos de Sergipe; capitão Jorge Luiz da Silva Lopes, representando o Deslocamento do Controle do Espaço Aéreo de Aracaju; tenente coronel Patrícia, comandante do 1º Grupamento Bombeiro Militar de Sergipe; e com apresentação musica,  a Banda  do 28º BC sobre a regência do maestro segundo tenente Célio Correia. 

 

 

Foto: Heitor Xavier 

 

 

O evento contou com a presença da secretária da Educação, Deise Barroso e toda sua equipe;  o secretário de Infraestrutura Júlio Júnior e demais secretários municipais; o deputado estadual Paulo Júnior; e a diretora da EMEF Gina Franco, Nadja Ivone, representando toda a categoria de professores e gestores das escolas públicas e privadas da cidade de São Cristóvão. Somando a estes, os vereadores Thiago Corrêa, Luciano da Colônia, Ítalo Macário, Marcus Lázaro e Irmão Gibson estavam presentes. 

 

 

Foto: Heitor Xavier 

 

 

A solenidade foi iniciada com o desfile de entrada de todas as bandeiras das escolas particulares, municipais e estaduais da Cidade Mãe de Sergipe. Em paralelo, ao ouvir do Hino Nacional interpretado pela Banda do 28º BC, o prefeito Marcos Santana e demais convidados compuseram o pavilhão e hastearam a bandeira nacional, bandeira do Mercosul, bandeira do estado de Sergipe e a bandeira do município de São Cristóvão. 

 

Como uma simbologia do que representasse o calor patriótico do povo brasileiro, surgiu-se a ideia do Fogo Simbólico da Pátria em 1937, no Rio Grande do Sul.  Neste evento, o archote foi conduzido pelos esportistas do Programa Municipal Bolsa Atleta, aprovado pela Lei nº 312, de 22 de dezembro de 2017, denominada Duda Lisboa. Essa condução aconteceu com a presença dos atletas sancirstovenses Ágatha Bianca (Vôlei de Praia); Marcelo Guarilha (MMA); Lucivânia Santos (Parabadminton) e Maria Gilda (Parabadminton) ao som do Hino Fibra de Herói, também interpretado pela Banda do 28º BC.  O archote foi entregue ao prefeito Marcos Santana, que acendeu a pira. 

 

 

Foto: Dani Santos 

 

 

Realização 

 

O evento é uma realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que vem promovendo eventos que enaltecem a história local e que despertam em todos os estudantes e população em geral o sentimento de pertencimento e orgulho pelo município, estado e país. Durante a solenidade, os alunos de 10 escolas estavam atentos às informações, reflexões e demonstrações que culminaram na comemoração da Independência do Brasil. 

 

Segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, o evento dá continuidade ao que é passado em sala de aula acerca do conhecimento sobre o significado dessa data comemorativa e, nesta manhã (04) os estudantes puderam ver e participar na prática tudo que foi ensinado no âmbito escolar. 

 

 

Deise Barroso, secretária da Educação (Foto Heitor Xavier)

 

 

“Hoje iniciamos com essa solenidade, na quinta e no próximo dia 17, teremos nossos desfiles cívicos, então, eu vejo que não tem sentido as crianças fazerem todo o percurso dos desfiles e não entenderem o que elas realmente estão fazendo. Nós da Semed conseguimos junto com os diretores e equipes gestoras fazer esse trabalho de entendimento do que é liberdade, do que é direitos e deveres de um cidadão, e o que é democracia”, partilha Deise. 

 

Para Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco que estava representando todos os professores e gestores escolares da cidade, diz-se honrada por isso e que o momento é a pura representação de democracia. “É um momento muito importante para todos nós brasileiros e nós da Cidade Mãe de Sergipe. Sinto-me honrada em estar representando a minha categoria, principalmente com os meus alunos, que são nossos futuros representantes de maneira mais significativa, isso aqui que estamos participando é a democracia, mais um momento democrático em nossa cidade”. 

 

 

 

Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco (Foto: Dani Santos)


 

 

Patriotismo e Independência 

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, alegrou-se em ver a Praça São Francisco, que é Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2010, cheia de crianças e adolescentes dispostos a entender ainda mais o significado do dia 07 de setembro, que é comemorado o Dia da Independência do Brasil. E não somente compreender, mas se sentirem pertencentes a um país livre, democrático e independente, e que todos fazem parte disso.

 

 

Foto: Dani Santos 

 

“É uma semana de reflexão do papel de cada um de nós na construção de uma pátria verdadeiramente livre, livre de tudo que é preconceito, livre de pessoas passando fome, que todos possam ter acesso à educação de qualidade, saúde de qualidade, que tenham sempre acesso à conhecimento, para que sejamos todos cidadãos críticos, livres para pensar e opinar, e para construir um Brasil melhor”, complementa Marcos Santana. 

 

 

Prefeito Marcos Santana (Foto: Dani Santos)

 

 

O representante do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, Jorge Luiz da Silva Lopes, compartilhou sua fala em nome da Força Aérea, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar do Estado de Sergipe, Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe. 

 

“Era janeiro de 1590 quando o capitão português Cristóvão de Barros fundou a quarta cidade mais antiga do Brasil, São Cristóvão. Intitulada Cidade Mãe de Sergipe de autoria do deputado Francisco Gualberto, o município é tido como capital honorária do estado, portanto, é justo o título de Cidade Mãe de Sergipe por ser uma localidade onde tudo começou para o estado com inegável legado histórico e cultural constituído nos seus monumentos religiosos, no nome da cidade, na sua arquitetura com a influência portuguesa e espanhola, no nome de pessoas de acordo com dicionário do sancristovense Armindo Guaraná”, relata Jorge Luiz. 

 

 

Jorge Luiz da Silva Lopes (Foto: Dani Santos)