Prefeitura de São Cristóvão inicia Semana Pedagógica e premia educadores pelo alto desempenho

29/01/2024 - 18:07 Atualizado há 14 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início nesta segunda-feira (29), a Semana Pedagógica, um evento fundamental para o aprimoramento das práticas educacionais no município. Com o tema "Cidade Mãe Educadora, transformando agora, construindo sempre", a semana promete intensas atividades de formação, oficinas e planejamento, visando à melhoria contínua da educação local.

A vasta programação, que se estende até a próxima sexta-feira (02), reúne professores, gestores, coordenadores pedagógicos e toda a equipe técnica pedagógica da rede municipal de ensino. O evento é uma oportunidade para a troca de experiências, atualização de conhecimentos e alinhamento de estratégias que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem.

A abertura oficial contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Deise Barroso, que expressou sua gratidão à equipe técnica pedagógica e a todos os envolvidos na educação da cidade. "Agradeço a cada um de vocês por dedicarem seu tempo e esforço à educação de São Cristóvão. Somos uma equipe comprometida com a construção de uma cidade educadora, que transforma vidas agora e contribui para um futuro melhor. Juntos, podemos construir uma educação de qualidade que impacte positivamente toda a comunidade", afirmou Deise Barroso.

Deise Barroso, secretária da Semed

O Prefeito Marcos Santana também marcou presença no evento e durante a sua participação, ele apresentou uma linha do tempo da educação em São Cristóvão, destacando momentos que moldaram a atual realidade do setor. Ele ressaltou o contraste entre um passado em que os professores viviam descontentes e o município era constantemente manchete negativa nos jornais, impactando diretamente nos resultados educacionais e, consequentemente, no futuro da população.

Marcos Santana, prefeito

"É de fundamental importância compreender de onde viemos, para valorizar verdadeiramente o progresso que alcançamos. Saímos da 49ª posição do Ideb, demos um salto para a 4ª posição e estamos incansavelmente em busca do primeiro lugar. Mas, infelizmente esse compromisso nem sempre existiu. Houve um período em que a cidade enfrentou desafios significativos na educação, refletidos no descontentamento dos professores e nas notícias negativas que manchavam a reputação de São Cristóvão. Isso não apenas afetava os resultados educacionais, mas também repercutia diretamente no futuro de nossa população", destacou.

O prefeito falou sobre os esforços coletivos realizados ao longo dos anos para superar esses obstáculos e transformar a realidade educacional do município. "A união e a dedicação de cada profissional da educação foram essenciais para reverter esse quadro. Hoje, celebramos não apenas o progresso na infraestrutura, conforto e resultados no aprendizado, mas também a construção de um ambiente positivo para nossos educadores e alunos. São Cristóvão está trilhando um caminho promissor na educação, e isso é mérito de cada um de vocês", afirmou o prefeito.

Profissionais presentes no evento

Eduardo César, gestor da Emef Izidória Mendes Cruz, destacou os avanços na educação, sobretudo a valorização e o respeito aos profissionais.  “É uma alegria imensa estar presente nesse processo de evolução. Lembrar de como era a educação em 2016 e ver como está hoje, é só avanço. Hoje temos salário na data correta, temos escolas bem estruturadas, com um número crescente de alunos se matriculando ao longo dos anos, inclusive pessoas de escolas particulares estão migrando para as escolas do município, isso pela qualidade do ensino e o conforto oferecido. Planejamento, organização e compromisso resumem essa gestão”, disse.

Eduardo César, gestor da Emef Izidória Mendes Cruz

Clarissa Bezerra, pedagoga e diretora da Emef Pedro Amado, esteve entre os 21 educadores premiados simbolicamente pelo excelente desempenho na alfabetização, alcançando mais de 80% de alunos alfabetizados. "Agradeço à comunidade escolar e a todos que contribuíram para esse reconhecimento. É um trabalho conjunto que faz a diferença na vida dessas crianças. Continuaremos empenhados em proporcionar uma educação de qualidade e formar cidadãos capazes e conscientes. Para isso, a Semana Pedagógica tem um papel muito importante, pois é quando planejamos e trocamos conhecimento", destacou.

Clarissa Bezerra, pedagoga

Outro destaque foi o pedagogo Weslan Trindade, da Emef Deputado Antônio Carlos Leite Franco, no Povoado Cardoso. Ele conquistou o primeiro lugar na premiação, alcançando mais de 90% de alunos alfabetizados. "Estou honrado por esse reconhecimento. Isso demonstra o empenho da equipe e o comprometimento dos alunos. A alfabetização é a base para um futuro sólido, e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que cada aluno alcance seu pleno potencial", afirmou Weslan.

Weslan Trindade, pedagogo

Outras autoridades que marcaram presença

A cerimônia contou com a presença dos vereadores Irmão Gibson, Rafael do Sucatão e Marcus Lázaro, que prestigiaram a abertura da Semana Pedagógica. Além da presença do Secretário Municipal de Infraestrutura, Júlio Júnior.

Fotos: Heitor Xavier