Prefeitura de São Cristóvão celebra a Independência do Brasil com desfile cívico no Centro Histórico

09/09/2023 - 14:28 Atualizado há 4 horas



 

Na última quinta-feira , 7 de setembro, a cidade de São Cristóvão celebrou o Dia da Independência do Brasil. O Centro Histórico da cidade foi palco do desfile cívico que contou com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares, unidas sob o tema geral da independência bem como o tema escolhido pela equipe gestora da rede de ensino, “Cidade Mãe: educando para a cidadania e a paz”.

 

Os sancristovenses se reuniram nas ruas do Centro Histórico da cidade para prestigiar o desfile que marcou o importante dia na história do Brasil. As escolas participantes demonstraram criatividade e empenho na elaboração de suas apresentações, que celebraram não apenas a independência do país, mas também a riqueza cultural e histórica da cidade, além de mostrar os resultados adquiridos em sala de aula. 

 

 

Foto: Jonas Correa 

 

 

Cláudia Lima, vendedora de 47 anos, não perdeu tempo e logo se organizou em um ponto estratégico para esperar os desfiles passarem e prestigiar de perto alunos, professores e diretores da rede, em especial, sua filha. “Eu gosto muito de estar sempre presente. Quando estudante amava participar, agora gosto de prestigiar. Reservei meu cantinho aqui, junto com minha família e amigos, para aguardarmos juntos todos passarem lindamente, especialmente a minha filha que se apresentará junto à banda marcial da Elic”. 

 

 

Cláudia Lima e sua família (Foto: Dani Santos)

 

 

Muitas mãe acompanharam seus filhos desde a concentração até o local final do desfile.  Muitos alunos participaram pela primeira vez, e a ansiedade por esse momento era estampada em seus rostos.  Para Cristiane dos Santos, mãe de Maria Eduarda, aluna da EMEF Gina Franco, é um sonho que estava se realizando. “Eu nunca tive essa oportunidade de desfilar, e hoje ela vai realizar o sonho de nós duas, e eu to muito feliz por isso”. 

 

 

Maria Eduarda e Cristiane dos Santos (Foto: Dani Santos)

 

 

Da mesma forma, a felicidade era esbanjada em sorrisos por Damires Santos, mãe de Ana Letícia, aluna da EMEF Prado Meireles, que também desfilou pela primeira vez. “Toda mãe fica muito feliz em ver seus filhos desfilando, eu mesma estou babando o tempo todo minha filha, ela está muito linda e vai participar de um momento único e importante”. Ana Letícia se apresentou no pelotão de Gala da sua escola. “Estou preparada e muito feliz!”. 

 

 

Ana Letícia e Damires Santos (Foto: Dani Santos)

 

 

 

Realização 

 

A Prefeitura de São Cristóvão realiza a comemoração do evento Semana da Pátria 2023 por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para o desfile cívico deste ano do Centro Histórico, estiveram nas ruas 17 escolas e a Lira Sancrsitovense.  

 

 

Foto: Jonas Correa 

 

 

Segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, cada escola teve sua liberdade de compartilhar conhecimento e histórias em seus pelotões, seguindo o tema geral “Cidade Mãe: educando para a cidadania e a paz”. Por se tratar de uma ano considerado conturbado, com tudo que vem acontecendo dentro das escolas Brasil afora, não poderia deixar de ser tratado o tema paz nesse desfile. “A gente buscou com esse tema geral a construção dos direitos, deveres de cada cidadão, e a paz. Ao longo do ano tivemos muitos desafios em relação às violências nas escolas e não poderíamos deixar de levar a conscientização disso e o trabalho que estamos realizando no âmbito escolar para o devido combate dessas questões”. 

 

 

Deise Barroso, secretária da Educação (Foto: Dani Santos)

 

 

A secretária enfatizou que o desfile é uma forma de mostrar à população um compilado do trabalho que está sendo exercido por toda equipe da rede de ensino de São Cristóvão. “Foram meses de trabalho de toda uma equipe empolgada e dedicada, todas as temáticas expostas aqui no desfile fazem parte da nossa metodologia de ensino. Hoje temos escolas que nunca desfilaram e que se somaram com a gente. Está tudo lindo e feito com muito carinho para todos”.

 

Além de novas escolas, teve a volta da banda marcial da EMEF Gina Franco após 6 anos em pausa. “Vamos levar para rua todo o trabalho desenvolvido em nossa escola, nossos alunos empoderados, cheios de alegria, sabedoria e, principalmente, resgatando a nossa banda marcial. Hoje vamos desfilar com nossa banda própria e isso é muito significativo’, declara Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco. 

 

 

Nadja Ivone, diretora da EMEF Gina Franco (Foto: Dani Santos)

 

 

Já a EMEF São Cristóvão, gerida pelo diretor Arilucio Espinheiro Santos, escolheu o escritor Paulo Freire como tema do desfile. “É um trabalho compartilhado com toda a equipe, mesmo acontecendo esse evento anualmente, há uma adrenalina e é o que estamos sentindo. O desfile é um momento que traz ansiedade e alegria mesmo”.

 

 

Arilucio Espinheiro Santos, diretor da EMEF São Cristóvão (Foto: Dani Santos)

 

 

Além de ser um desfile que traz muitas alegrias para todos, e ser um momento de multiplicar conhecimento sobre fatos históricos e dividir os trabalhos desenvolvidos pela equipe da rede de ensino, é um momento democrático, como salienta o prefeito Marcos Santana. “Só se faz democracia e paz com liberdade, sobretudo, é por isso que nós estamos aqui; rememorando os nossos antepassados, aqueles que lutaram para que esse país continuasse com muita liberdade. Nos reunimos hoje para comemorar o aniversário de independência e devemos reforçar isso a cada dia e garantir que o país tenha sempre democracia”, finaliza. 

 

 

Prefeito Marcos Santana (Foto: Heitor Xavier)

 

 

O evento contou com a participação dos vereadores da cidade Edson Pereira, Thiago Correa, Luciano da Colônia, Edvaldinho Cabeleireiro, Ítalo Macário, Augustinho, Rafael do Sucatão, Marcus Lázaro, Fabinho Cristo Rei e Joca.

 

A programação da Semana da Pátria 2023 dará continuidade no próximo dia 17, com desfile cívico no bairro Eduardo Gomes. 

 

 

Foto: Jonas Correa 

 

 

Foto Capa: Jonas Correa