Prefeitura apresenta Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico para beneficiar alunos e professores das escolas da rede municipal

13/06/2023 - 17:33 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (13) a apresentação oficial do Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico. Uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade e Educação Especial (COPDE), que promete promover a inclusão dos alunos e fornecer suporte pedagógico, fortalecendo assim os laços entre família e escola.

Durante a ocasião, o prefeito Marcos Santana ressaltou a importância da iniciativa e a preocupação com a proteção dos alunos com deficiência. “São 485 meninos e meninas diagnosticados com deficiência em nossas escolas. Crianças que não sabem se proteger e que precisam de vocês que estão nas salas de aula. Nós estamos anunciando uma política pública importantíssima, mas eu tenho a consciência de que é muito pouco o que estamos fazendo. Essa tem que ser uma política de estado, uma exigência da sociedade, independente dos sucessores que a cidade venha ter. Não deixem acabar o que vocês estão construindo, pois é direito da sociedade”, desabafou.

Marcos Santana, prefeito

Para a secretária da Semed, Deise Barroso, este encontro tem um significado especial. “Hoje é o dia em que apresentamos a toda comunidade escolar e à sociedade de São Cristóvão o nosso Núcleo, que tem como objetivo auxiliar escolas e famílias no aprimoramento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. Reconhecemos que os alunos necessitam do apoio de professores e familiares, e este trabalho é realizado de forma criteriosa e com grande responsabilidade. Estamos comprometidos em promover a inclusão e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independente de habilidades ou limitações", afirmou.

Deise Barroso, secretária de Semed

O Núcleo é composto por uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. De acordo com o psicólogo Reuber Rosendo, “estes profissionais terão um papel fundamental no acompanhamento de todos os alunos da rede que enfrentam desafios como transtornos, dificuldades de aprendizagem ou questões emocionais. Nosso objetivo é acolhê-los e, em seguida, encaminhá-los adequadamente. Além disso, também iremos trabalhar com as famílias, buscando resolver problemas relacionados à dinâmica familiar. Nosso foco é sensibilizar os educadores sobre o uso de estratégias pedagógicas permitindo que continuem aprendendo e se sintam plenamente incluídos”, explicou.

Reuber Rosendo, psicólogo

A coordenadora do núcleo, Mardilene Prado, ressaltou que o núcleo foi implantado pela diretoria pedagógica da SEMED em março deste ano, e já completou três meses e onze dias de atuação. “Nesse período, desenvolvemos diversos projetos com o objetivo de fortalecer as políticas afirmativas e a inclusão da diversidade nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, buscamos incentivar e promover o desenvolvimento de projetos e ações de inclusão que garantam a entrada, permanência e o aprendizado dos alunos com deficiência. Estamos realizando visitas às escolas, trabalhando em parceria com as famílias e envolvendo toda a rede nesse processo de transformação inclusiva", pontuou.

Mardilene Prado, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico

O evento aconteceu no Fórum do Centro Histórico do município e contou com a presença de educadores, conselheiros tutelares, assistentes sociais e autoridades locais, como os vereadores Marcus Lázaro, Edson Pereira e Rafael do Sucatão.