Prefeito de São Cristóvão propõe aumento de 5,23% para equiparar o salário dos professores ao piso nacional

13/10/2023 - 15:29 Atualizado há 1 dia

Nesta sexta-feira (13), o prefeito Marcos Santana encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei com o objetivo de conceder um reajuste de 5,23% nos salários dos professores de São Cristóvão. Esse ajuste é diretamente proporcional à quantia que a administração municipal tem como pendência junto aos profissionais, devido às perdas salariais acumuladas sob gestões anteriores.

Ao assumir a administração municipal, em 2017, o prefeito se deparou com uma diferença de 69% entre os salários dos professores locais e o piso nacional estabelecido para a categoria. Desde então, ele se comprometeu a corrigir gradativamente essas perdas, e com esta nova medida, espera zerar essa dívida histórica e alinhar os salários dos professores do município aos padrões nacionais.

O prefeito reiterou a importância do papel desempenhado pelos professores na formação das próximas gerações e ressaltou a necessidade de valorizá-los adequadamente. “Nesta data simbólica, às vésperas do Dia do Professor, que é comemorado em 15 de outubro, o cumprimento da promessa de sanar essa dívida histórica não apenas representa um compromisso, mas também visa aprimorar as condições de trabalho daqueles que são encarregados da nobre missão de educar os jovens de São Cristóvão”, destacou.

Marcos Santana, prefeito

Um exemplo de que esse compromisso com a valorização dos professores,  foi a realização do concurso para o magistério em 2019, o primeiro em quase 20 anos de intervalo. Esse esforço resultou na contratação de 271 professores, que desempenham um papel essencial no ensino de cerca de 8 mil alunos distribuídos em 30 escolas municipais. Essa contratação não apenas fortalece a equipe educacional, mas também garante educação de qualidade e um futuro promissor para as gerações futuras de São Cristóvão.

A proposta de lei seguirá hoje (13) para apreciação na Câmara de Vereadores, onde terão a oportunidade de debater, votar e tornar efetivo o reajuste salarial proposto. Caso seja aprovada, a medida entrará em vigor a partir de 1º de novembro.

Foto: Dani Santos e Heitor Xavier