Parceria entre Prefeitura e SEBRAE capacita manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino

19/07/2023 - 18:01 Atualizado há 1 dia

Com o intuito de abordar temáticas como: higiene, segurança alimentar, adoção de boas práticas e diversificação do cardápio escolar, a Prefeitura de São Cristóvão, em colaboração com o SEBRAE, promoveu nesta quarta-feira (19) a abertura das oficinas voltadas à manipulação de alimentos destinada aos profissionais da educação. O evento vai até amanhã (20) e no primeiro dia reuniu representantes de diversas secretarias, incluindo as merendeiras, que desempenham um papel fundamental na rede municipal de ensino.

A oficina foi ministrada pela consultora do SEBRAE, Mirya Córdova, que atua nas áreas de políticas públicas e compras governamentais. De acordo com a consultora responsável pela capacitação, “este primeiro dia teve como foco falar sobre a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e toda a importância do papel das merendeiras nesse processo, como manipuladoras de alimentos. Elas precisam entender sua relevância e responsabilidade nesse ciclo, pois isso impacta diretamente nos resultados dos alunos. Amanhã abordaremos as boas práticas de manipulação, utilização adequada de equipamentos e armazenagem, de forma abrangente, para que percebam que fazem parte desse processo", afirmou.

Mirya Córdova, consultora do SEBRAE

De acordo com a consultora, embora a legislação precise ser cumprida, muitas vezes, a merendeira não compreende totalmente seu papel dentro dessa política pública. "Portanto, o objetivo do SEBRAE é auxiliar todos os envolvidos, pois de nada adianta ajudar o agricultor, por exemplo, se a comida que chega é desperdiçada ou não é devidamente implementada ou manipulada. Trata-se de uma política pública que engloba diversos atores, formando uma cadeia voltada à educação nutricional e saúde", enfatizou.

Para a secretária da Semed, Deise Barroso, a oficina representa mais um avanço na qualidade da alimentação oferecida aos alunos. "Queremos garantir que as crianças e jovens das escolas municipais recebam refeições preparadas com os mais altos padrões de segurança e qualidade. Por isso as informações transmitidas aqui vão contribuir para que os manipuladores de alimentos exerçam o seu trabalho com mais eficácia, colaborando inclusive para a aprendizagem, pois quando dizemos que o aluno evoluiu, certamente tem a colaboração da alimentação oferecida. Nosso gestor acredita nessa política da educação, por isso ela é pensada desde a hora em que o aluno sai de casa, até o momento em que ele vai embora. Todo o contexto garante a aprendizagem, inclusive a alimentação", afirmou.

Deise Barroso, secretária de Semed

A secretária ainda mencionou a inserção do camarão no cardápio das escolas da rede. “Estamos inserindo o camarão na merenda escolar e nestes dois dias de oficina iremos trabalhar a questão da manipulação desse alimento, que é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais. No entanto, é preciso adotar medidas rigorosas de higiene e segurança alimentar, a fim de evitar contaminações ou alergias. Vale ressaltar que nós temos secretarias parceiras, pois quando falamos em alimentação escolar, falamos da logística destes alimentos, do produtor, da agricultura familiar, portanto eles estão aqui para somar e contribuir nessa formação”, complementou.

O Secretário Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Júlio Júnior, enfatizou a relevância e o propósito desta oficina, destacando a sua participação na iniciativa. "É de extrema importância a presença da Seminfra em eventos como este, pois estamos inseridos em uma gestão colaborativa, reconhecendo, assim, nosso papel fundamental na questão da infraestrutura de transporte, assegurando a segurança dos alunos e funcionários durante seus deslocamentos para as escolas, bem como a qualidade dos alimentos fornecidos. Reforçamos, portanto, nossa parceria e nossa dedicação ao processo educacional dentro do nosso município", salientou.

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

Integrante da oficina

A merendeira Veronica Maria Mota da Cruz entendeu a sua importância dentro do processo de aprendizagem e compromisso com a saúde e segurança dos alunos. Ela afirmou que, “todos somos educadores. Trabalhamos com o princípio de que cada um têm necessidades diferentes e devemos estar atentas para compreendê-las, inclusive quando se trata de alimentação. Imprimimos a nossa energia durante a manipulação dos alimentos e tudo o que eles precisam é de comprometimento e amor. É o nosso momento de comunhão com eles, por este motivo devemos atuar da melhor maneira, afinal, eles são o futuro da nossa sociedade”, frisou.

Veronica Maria Mota da Cruz, merendeira

Fotos: Heitor Xavier