Núcleo de Atendimento Psicossocial é ampliado na rede municipal de ensino

05/05/2023 - 13:28 Atualizado há 4 horas

Na última quinta-feira (04) aconteceu a primeira reunião entre integrantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e os profissionais que atuarão no Núcleo de Atendimento Psicossocial da Rede Municipal de Ensino. O núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar, que envolve veteranos e novatos que foram aprovados no último processo seletivo. São assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos, todos empenhados em ações que visam a prevenção, intervenção e acompanhamento de familiares e alunos, sobretudo os que mais necessitam de auxílio no processo de ensino e aprendizagem.

Ao conhecer e dialogar com os novos membros da SEMED que comporão o núcleo, a secretária Deise Barroso ressaltou a importante contribuição de cada profissional para a ampliação do apoio e acolhimento de todos os que compõem a rede. “Agora com o recurso do FUNDEB conseguimos contratar profissionais e por meio dos novos planos de ação teremos mais condições para acompanhar e resolver maiores demandas, principalmente as questões que tenham a ver com a saúde mental, qualidade de vida e desempenho dos alunos”, disse.

Deise Barroso, secretária da SEMED

A secretária ainda destacou o compromisso dos assistentes sociais no papel de estreitar o elo entre a escola e as famílias, isso através de um atendimento coletivo, voltado à rede de ensino e o principal, qualificado. “Precisamos trabalhar o bullying, a não violência, a cultura de paz e com certeza teremos mais eficácia por meio desse núcleo, desta coordenadoria que vai auxiliar, além de alunos e familiares, o corpo docente de toda a rede”, completou.

As ações desenvolvidas pelos profissionais impactarão positivamente nas 30 Unidades Escolares divididas entre Centro Histórico e Grande Rosa Elze, através de escuta ativa e parceria com outros setores, como destacou a coordenadora do núcleo, Mardilene Prado. “O nosso foco é a prevenção e o trabalho deve ser realizado em conjunto. Qualquer acontecimento é fundamental que os diretores repassem para o assistente social, que vai chamar a família, verificar, para saber o que de fato está acontecendo. Em determinados casos a atuação será dos psicólogos, que vão tentar resolver e, se for o caso, devem encaminhar para os conselhos”, explicou.

Mardilene Prado, coordenadora do Núcleo

De acordo com a diretora pedagógica, Walléria Couto, uma das finalidades do núcleo é criar um link com as redes de apoio da Prefeitura. “Nem tudo o que ocorre na escola pode ser solucionado diretamente na escola. Por isso a importância dos profissionais do núcleo, pois eles ajudam a avaliar a condição social, a origem e o ambiente onde as crianças e os adolescentes estão inseridos. Logo, todos os perfis são avaliados, tanto das condições emocionais, quanto das possíveis deficiências, assim como também da aprendizagem. Essa equipe multidisciplinar vai realizar um trabalho mais profundo, inclusive junto aos professores e gestores”, afirmou.

Walléria Couto, diretora pedagógica

Um dos integrantes do Núcleo, o psicólogo e veterano da rede municipal de ensino, Reuber Rosendo Costa Macedo, afirmou que após a pandemia foi percebido um crescente número de matrículas de crianças com transtornos e dificuldades emocionais. “O núcleo está nessa função de apoio, com um trabalho voltado para avaliação e encaminhamento, principalmente no intuito da articulação da rede. Qualquer tipo de transtorno que possa dificultar a aprendizagem destas crianças, o professor já deve perceber e outro ponto é observar o nível de percepção dos pais para assim auxiliar em um possível tratamento. Hoje o núcleo vai atuar de maneira mais ostensiva, para além da educação especial”, explicou.

Reuber Rosendo Costa Macedo, psicólogo