Gestores de escolas municipais recebem certificado de participação no projeto Educação Empreendedora do Sebrae

21/06/2023 - 17:29 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (21) a entrega dos certificados de participação para gestores das escolas do município que fizeram parte do programa ALI (Agente Local de Inovação) Educação Empreendedora, aplicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento, que reuniu educadores, gestores e representantes do Sebrae, marcou o encerramento de um ciclo de aprendizado voltado ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras entre os jovens, preparando-os para o mercado de trabalho.

Ao longo do projeto foram realizados 14 encontros com os gestores, com o conteúdo desenvolvido para estimular nos estudantes habilidades e atitudes empreendedoras fundamentais. Segundo a analista do Sebrae, Débora Mendonça, "o programa capacita professores e gestores escolares para que possam transmitir esses conhecimentos aos futuros empreendedores, que são os estudantes. Quando falamos de empreendedorismo na educação, estamos nos referindo ao desenvolvimento de características e comportamentos empreendedores, à elaboração de um projeto de vida, independentemente de os alunos desejarem iniciar um negócio ou se tornarem funcionários", explicou

Débora Mendonça, analista do Sebrae

Das 22 escolas do município, 15 alcançaram a conclusão bem-sucedida do programa de aprendizado. A analista ressaltou que o objetivo é expandir a participação para todas as escolas municipais, fortalecendo ainda mais a parceria entre o Sebrae e a Semed. "Nosso foco é desenvolver constantemente os professores, gestores e, por consequência, os estudantes, consolidando uma cultura empreendedora que se torne parte integrante da rotina escolar em um futuro próximo", afirmou.

Lilian Oliveira, gestora escolar, ressaltou que o conteúdo foi transmitido de maneira excelente, abordando aspectos essenciais para o desenvolvimento dos alunos. “Exploramos diversos elementos relacionados à educação empreendedora e como integrá-los ao currículo escolar. Essa abordagem se revelou valiosa para o processo de aprendizagem, fortalecendo as escolas da nossa rede. É muito gratificante tanto para os alunos quanto para os professores, pois eles precisarão aprender e transmitir esse conhecimento, não apenas de forma tradicional, mas também com uma abordagem disciplinar”, disse.

Lilian Oliveira, gestora escolar

A secretária da Semed, Deise Barroso, enfatizou a importância do projeto e parabenizou os gestores pela atuação no programa. "O programa tem como propósito despertar nos jovens o espírito empresarial, a autonomia e a capacidade de transformação. Acreditamos que eles são agentes de mudança e estão prontos para enfrentar os desafios do mercado atual e construir um futuro próspero. Por isso investir em educação empreendedora é investir no progresso da nossa comunidade. Estamos orgulhosos de todos os que concluíram esse ciclo e acreditamos que eles auxiliarão os professores no desenvolvimento de novas ideias, contribuindo assim para o crescimento dos jovens da cidade", afirmou.

Deise Barroso, secretária da Semed

Fotos: Susana Fraga