Fórum Municipal de Educação reuniu profissionais da área e sociedade civil de São Cristóvão

15/02/2024 - 18:19 Atualizado há 4 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu nesta quinta-feira (15), um encontro ampliado do Fórum Municipal de Educação. A reunião contou com a participação da secretária da Semed, Deise Barroso, educadores e representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir e orientar a elaboração do Plano Municipal de Educação. Além disso, o encontro abordou temas relacionados à supervisão, acompanhamento e formulação de políticas públicas, visando o avanço da educação no município.

 

A secretária destacou a importância da valorização dos membros do colegiado como pilar fundamental para o progresso na área. "Estamos finalizando o Plano Municipal de Educação que é feito de 10 em 10 anos e agora em 2025 precisamos nos preparar para o próximo plano municipal que começa com as reuniões da Conferência Nacional de Educação (Conae), que estão acontecendo em todo o Brasil. Após isso, ativamos o Fórum Municipal, com representantes de escolas particulares, professores, gestores,  conselho tutelar, todos fazendo parte desse colegiado. 

 

Deise Barroso, secretária da Semed

 

Deise Barroso ainda acrescentou que o plano de educação será discutido coletivamente, avaliando metas já alcançadas e as que serão renovadas pelos próximos dez anos. “Hoje, discutiremos a aprovação ou alteração da minuta do regimento interno do município. Em seguida, formaremos a comissão que elegerá a coordenação, o número de membros e o secretariado responsável pelos trabalhos", detalhou.

 

De acordo com Fabiana Silva, coordenadora do Fórum, o seu papel não se limita à formulação do Plano Municipal, mas se estende para a atuação ativa na supervisão e acompanhamento de todas as políticas públicas educacionais. "Esta é a nossa primeira reunião ordinária após os membros tomarem posse em 18 de agosto do ano passado. A principal pauta será a aprovação do regimento interno do fórum municipal, além do estabelecimento da comissão de mobilização e acompanhamento do Fórum Municipal de Educação”, afirmou.

 

Fabiana Silva, coordenadora do Fórum Municipal de Educação

 

Fabiana explicou que “a comissão irá monitorar a implementação do Plano Municipal de Educação para garantir que esteja sendo efetivamente executado, conforme o planejado. Além disso, ela trará contribuições para modificações e a formulação do plano para o próximo decênio, que irá até 2034. Nos próximos vinte dias, realizaremos uma formação de capacitação para esses membros, a fim de que compreendam plenamente o seu papel, suas atribuições e a importância de ser um fórum verdadeiramente ativo, capaz de contribuir efetivamente para a melhoria da educação no município”, destacou.

 

 

Maria Rita,  representante do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb e professora aposentada da rede pública estadual, destacou o compromisso do Fórum em buscar aprimoramentos para a educação e assegurar o alcance das metas delineadas no Plano Municipal de Educação. “Considero de suma importância a participação ativa de todos os membros, para que a comunidade educacional e a sociedade como um todo possam esperar um comprometimento contínuo, visando construir um futuro educativo sólido e promissor para todos os cidadãos do município. As pessoas precisam conhecer as tratativas, acompanhar e compartilhar; cada conselheiro que faz parte pode ser um multiplicador, auxiliando no fortalecimento desse vínculo.

 

Maria Rita,  representante do Fundeb

 

Na ocasião, após a aprovação do Regimento Interno, realizou-se a eleição dos membros das comissões, constituídas por seis integrantes incluindo coordenador e secretário do Fórum. Esses participantes desempenharão um papel vital no monitoramento e na execução das políticas educacionais, desempenhando um papel fundamental no progresso da educação no município.

 

Fotos: Dani Santos