Essilor realizará doação de óculos de grau para alunos da Rede Municipal de São Cristóvão

07/07/2021 - 19:23 Atualizado há 1 dia

Por meio de uma parceria comercial firmada entre a Prefeitura de São Cristóvão e a multinacional francesa Essilor, centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino serão beneficiados com sua correção visual atendida com seus óculos de grau entregues pela Essilor. Neste primeiro momento, 500 crianças que possuem dificuldades visuais e que estão matriculadas entre o 1° ao 5° ano nas escolas do município serão contempladas por essa iniciativa.

Dividida em quatro etapas, a ação teve início no dia 25 de junho, na EMEF Gina Franco, com o treinamento dos diretores e coordenadores das escolas da rede. Na ocasião, eles foram orientados sobre como fazer a triagem dos alunos que podem precisar dos óculos. O treinamento foi dividido em duas turmas, seguindo os protocolos sanitários exigidos.

Treinamento dos diretores e coordenadores das escolas da rede

Após a etapa de treinamento, os professores farão os testes com os alunos e desta maneira realizarão a triagem dos estudantes. Em seguida, estes alunos serão encaminhados para os oftalmologistas, quando farão os exames necessários e escolherão as armações que utilizarão, caso seja detectada necessidade de uso. A quarta e última etapa é a entrega dos óculos já prontos.

A diretora da EMEF Frei Fernando, Cristiane Lima de Carvalho, foi uma das gestoras que estiveram presente no treinamento. Ela crê que essa ação vem para contribuir para a aprendizagem dos alunos do município. “Nós já temos muitos relatos de pais e professores sobre alguns alunos que não conseguem enxergar bem. Então isso só veio para contribuir, porque sabemos que não são todas as famílias que podem adquirir um par de óculos para as crianças e isso sem dúvida fará toda a diferença para a aprendizagem delas”, afirmou a diretora.

Presente em mais de 80 países, a multinacional Essilor possui um “braço social” chamado Instituto Ver & Viver (IVV), que tem como foco as ações sociais. Segundo o gerente de território, Antônio Neto, somente em 2019 o IVV colaborou para que mais  de 78 mil pessoas tivessem sua visão corrigida em todo o Brasil.

Segundo ele, através do diálogo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Josenito Oliveira, e a partir da observação do trabalho que vem sendo executado pela gestão municipal nos últimos anos, o IVV resolveu destinar parte dos seus recursos para os alunos de São Cristóvão por meio desta ação.

“Nós tínhamos recursos disponibilizados para executarmos ações sociais nos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, e por conta da confiança no trabalho da gestão e do secretário Josenito, nós investimos todo o recurso deste ano de 2021 aqui para São Cristóvão. Neste primeiro momento são 500 armações e lentes oftálmicas, e estamos tentando outra submissão de mais um quantitativo de armações e lentes de grau para que a ação atenda as necessidades de saúde visual de  mais crianças desta localidade. Nossa ideia é concluir toda a triagem das crianças de São Cristóvão parte desta ação para promovermos sua correção visual do quanto antes possível”, explicou o gerente de território, Antônio Neto.

Gerente de território, Antônio Neto

Fotos: Heitor Xavier