Equipe de Educação de São Cristóvão alinha estratégias para garantir o bom funcionamento da rede escolar

21/02/2024 - 17:43 Atualizado há 2 dias



O ‘Dia D com os Gestores da Rede Municipal de São Cristóvão’ reuniu, nesta manhã (21), a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diretores e técnicos em um encontro para alinhar estratégias, orientações e troca de experiências que visam aprimorar a qualidade do ambiente educacional. O encontro acontece a cada mês e diversos temas são abordados, desde a utilização correta da merenda escolar até a aplicação eficaz dos recursos federais nas escolas.

 

 

Para a secretária municipal de Educação, Deise Barroso, o Dia D é direcionado para o ajuste de informações e o planejamento entre a secretaria e os gestores no intuito de superar a qualidade da rede ao longo do ano letivo. "Chamamos de Dia D dos gestores escolares, uma data mensal dedicada ao alinhamento entre técnicos e diretores. Trouxemos pautas essenciais, como a aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), orientações sobre alimentação escolar e o uso do diário eletrônico. Queremos garantir que o trabalho seja o mais alinhado possível ao longo do ano”, explicou. 

 

Deise Barroso, secretária da Semed

 

Tânia Maria Chagas, técnica do setor de prestação de contas das unidades executoras da Semed, destacou a relevância do encontro para esclarecer dúvidas sobre a aplicação correta das verbas federais. "Esse encontro foi favorável porque trabalhamos com verbas federais, e é crucial aplicá-las de forma eficiente. Abordamos detalhes sobre o planejamento na aquisição de bens e serviços, além de esclarecer o que pode e o que não pode ser comprado com a verba. O evento é essencial para manter a educação da cidade no rumo certo”, disse. 

 

Tânia Maria Chagas, técnica do setor de prestação de contas das unidades executoras da Semed

 

Ingrid Paiva, diretora da Casa da Alimentação Escolar, avaliou a ocasião como uma oportunidade de orientar os gestores sobre aspectos cruciais da alimentação escolar, visando oferecer alimentos de qualidade e evitar desperdícios. "Aqui orientamos os gestores sobre armazenamento, desperdício e outros tópicos ligados à alimentação. O prefeito luta pela qualidade, e precisamos fazer valer todo o esforço para oferecer aos alunos uma alimentação sem riscos e sem desperdícios”, apontou. 

 

Ingrid Paiva, diretora da Casa da Alimentação Escolar

 

Para o gestor da Emef Araceles Rodrigues Correia, Antônio da Paixão, este encontro mensal simboliza uma troca de experiências cujo objetivo é  aprimorar a qualidade das ações nas unidades escolares ao longo de todo o ano. "Nós, gestores, temos uma grande responsabilidade, e essa troca de experiência nos faz alcançar ainda mais a qualidade que almejamos. A sinergia entre gestores e a secretaria proporciona um trabalho mais assertivo, contribuindo para o avanço no ambiente escolar, e quem ganha com isso são os alunos”, frisou. 

 

Antônio da Paixão, gestor escolar

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier