Em parceria com Sebrae, Semed oferece formação de educação empreendedora e inteligência emocional à professores da rede municipal

31/05/2023 - 14:17 Atualizado há 3 horas



 

Na tarde da última terça-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) forneceu aos professores da rede pública municipal uma palestra sobre educação empreendedora e também sobre comportamento com foco na inteligência emocional. Essa iniciativa faz parte do programa Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, e busca preparar os professores para que os mesmos consigam transmitir isso para os alunos sancristovenses.

 

A palestra foi ministrada pelo consultor em educação empreendedora do Sebrae Sergipe, Antônio Neto, que reforça a importância de preparar os professores para que os mesmos tenham a bagagem necessária para promover o desenvolvimento integral dos alunos, os ajudando a enfrentar os desafios pessoais e escolares. Além disso, é uma formação que também servirá para o bem-estar dos professores, que precisam estar bem cuidados para cuidar do próximo. “É preciso, naturalmente, que os professores tenham essa consciência, essa sensibilidade. Nesse momento será trabalhado especialmente essa sensibilização com foco em comportamento direcionado a inteligência emocional. É um momento muito oportuno para os professores, saímos de uma pandemia e todos nós precisamos de um equilíbrio emocional”. 

 

 

Antônio Neto, consultor de educação empreendedora 

 

 

Capacitados e treinados em inteligência emocional, os professores podem criar um ambiente acolhedor, positivo e lidar com conflitos de uma forma construtiva, além de apoiar o desenvolvimento emocional dos alunos. A diretora pedagógica da Semed, Walléria Macário, acredita que essa formação pode contribuir para um clima escolar saudável, que ajuda a engajar o aluno e melhorar o desempenho acadêmico. “O Sebrae vem apresentar aos professores um outro arcabouço que traz dinâmica no cotidiano do aluno, ajudando no processo de educação para além dos conteúdos programáticos, é algo que eles podem inserir em seu cotidiano pessoal. Isso traz perspectivas para eles, ideias, atividades diferentes para os professores, fomentando sempre uma troca positiva na relação professor e aluno”. Posteriormente a palestra, aconteceu oficinas com os professores. 

 

 

Walléria Macário, diretora pedagógica da Semed 

 

 

A educação empreendedora, por sua vez, busca desenvolver habilidades e mentalidades empreendedoras nos alunos, os preparando para serem agentes de mudanças e que possam enfrentar desafios nas suas futuras profissões, assim como no seu dia a dia, na relação com as pessoas. De acordo com Frank Albuquerque, consultor do Sebrae Sergipe, os professores que recebem formação nessa área podem incorporar práticas pedagógicas que estimulem o empreendedorismo com projetos interdisciplinares, trabalho em equipe e ajuda a desenvolver nos alunos habilidades de comunicação e liderança. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já coloca que a educação empreendedora é um dos pilares que ela tem através do Projeto de Vida, dentro dessa nova formação, é imprescindível que o município tenha o Projeto de Vida como temática dentro da sala de aula para que seja aplicado esse conhecimento em empreendedorismo e os alunos possam ter uma visão empreendedora, e que isso não é só empreender, serve para a vida também”.

 

 

Frank Albuquerque, consultor do Sebrae Sergipe

 

 

Para Márcia Maria Leite, professora da EMEF Gina Franco, é uma formação muito importante, afinal os alunos costumam procurar os professores para desabafarem sobre os seus problemas, conversam sobre suas dificuldades e anseios. “Somente pela época que a gente está vivendo já é importante, é uma época de muitos problemas psicológicos. Esse complemento de formação vai ajudar muito a gente lidar com a situação emocional que os alunos estão passando, pois o professor é um pouco psicólogo também, estamos ali diariamente com eles, os ouvindo”. 

 

 

Márcia Maria Leite, professora da EMEF Gina Franco

 

 

Na terça-feira à tarde, o público-alvo foram os professores da rede pública municipal das séries finais que ensinam no período da tarde. Os professores que lecionam no período da manhã já passaram pela formação. No mesmo dia à noite, aconteceram mais palestras e oficinas com os professores que ensinam o EJA. 

 

 

Fotos: Dani Santos