Desfile Cívico no Bairro Eduardo Gomes: uma celebração à Educação, Cidadania, e Paz

18/09/2023 - 17:29 Atualizado há 8 horas

Marcando o encerramento das festividades cívicas deste ano, o bairro Eduardo Gomes reuniu neste domingo (17) escolas da Grande Rosa Elze, Centro Histórico, bandas marciais e um grande público, que prestigiou cada instituição que fez parte do desfile. O evento, cujo tema escolhido para este ano foi “Cidade Mãe, educação para a cidadania e paz”, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e manteve a tradição de dividir o desfile cívico em dois momentos, com o foco de destacar valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes.

A secretária Municipal de Educação (Semed), Deise Barroso, enfatizou a relevância do tema escolhido para este ano. "A educação é a base de uma sociedade justa e pacífica. Hoje, estamos vendo nossas escolas enfatizando esses valores, preparando os futuros líderes do nosso país. O desfile cívico no bairro Eduardo Gomes não apenas celebra nossa pátria, mas também traz uma proposta pedagógia em torno da temática, com o intuito de inspirar a próxima geração a se tornarem cidadãos conscientes, promovendo um futuro de paz e respeito em São Cristóvão", disse a secretária.

Deise Barroso, secretária da Semed

Eduardo César Santos, diretor da Emef Izidória Mendes Cruz, enfatizou o empenho dedicado pelas escolas na preparação do desfile, dizendo: "Foi um trabalho árduo, mas ver nossos alunos desfilando com orgulho e entendimento dos valores que representam é uma recompensa inestimável. Por isso que a gestão faz questão de manter a tradição do desfile do Eduardo Gomes e eu, desde o ano de 1990, faço parte desse trabalho com orgulho", frisou.

Eduardo César Santos, diretor da Emef Izidória Mendes Cruz

A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Cristóvão, Rosylayne Leite, destacou a importância da participação dos alunos no desfile do Centro Histórico no Eduardo Gomes. “Para nós, é uma grande satisfação compartilhar nossa temática, 'Educação que Transforma', com as escolas da região. Acreditamos que somente a educação tem o poder de transformar vidas e a realidade em que nossos alunos estão inseridos, além de promover a paz. A equipe envolvida neste desfile representa nosso compromisso coletivo em promover valores cívicos e destacar a importância da educação como uma ferramenta de transformação”, explicou.

Rosylayne Leite, coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Cristóvão

Uma das alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Cristóvão, Samira de Jesus Santos, compartilhou seus sentimentos ao fazer parte deste ato cívico. "Foi uma experiência incrível. Aprendi muito sobre o que significa ser um cidadão responsável e respeitoso com os outros. Espero que todos possam viver e abraçar esses valores que são básicos e essenciais", disse a aluna.

Samira de Jesus Santos, estudante

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, expressou sua satisfação com o evento. "Este desfile não é apenas uma celebração da nossa pátria, mas também um lembrete poderoso da importância de educar nossas crianças e jovens nos princípios fundamentais da cidadania, do respeito mútuo e da paz. Este dia representa um momento de grande orgulho para nossa cidade, pois estamos investindo no futuro, na formação de cidadãos conscientes e no fortalecimento dos valores que sustentam uma sociedade justa", declarou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

População e autoridades presentes no evento

Para a técnica de enfermagem Kamila Oliveira, o evento é carregado de nostalgia, uma vez que ao longo de sua vida, ela sempre participou dos desfiles cívicos. "Este evento tem um lugar muito especial em minhas memórias, pois desde pequena eu participava dos desfiles cívicos, e agora tenho a alegria de trazer minha sobrinha para prestigiar essa tradição tão importante", destacou.

Kamila Oliveira, técnica de enfermagem

Vera Lúcia, costureira, também não hesitou em levar os filhos e aproveitar o momento. Ela compartilhou suas reflexões, enfatizando a importância da temática e da diversidade e inclusão: "É maravilhoso trazer meus filhos para eventos como este. Além de celebrar nossa pátria, o tema deste ano, 'Educando para a Cidadania e Paz,' nos lembra que devemos abraçar a diversidade e a inclusão em nossa sociedade. É fundamental ensinar nossos filhos a respeitar e acolher a todos, independentemente de suas diferenças”, afirmou.

Vera Lúcia, costureira

Além da população, o evento também contou com a presença de secretários municipais, do deputado estadual Paulo Júnior e dos vereadores: ítalo Macário, Thiago Correia, Edivaldinho Cabeleireiro, Edson Pereira, Joca, Fabinho Cristo Rei, Rafael do Sucatão e Luciano da Colônia.

Fotos: Heitor Xavier