Deise Barroso toma posse como secretária de Educação de São Cristóvão 

01/06/2022 - 15:31 Atualizado há 7 horas



Uma manhã repleta de emoção. Assim foi a solenidade de posse da professora Deise Barroso como nova secretária de Educação do Município de São Cristóvão. A cerimônia, que ocorreu no auditório do Paço Municipal na última terça-feira (31), marcou também a despedida de Quitéria de Barros do cargo de secretária, papel que ocupou por mais de quatro anos. 

 

Licenciada em Pedagogia  pela Faculdade Pio Décimo e pós-graduada em gestão escolar, Deise já atuou como professora nas redes Municipal e Estadual de Ensino. Desde 2017 estava à frente da diretoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão (Semed), e agora assume um novo compromisso no papel principal da pasta. 

 

Posse aconteceu na terça (31)

 

Em seu discurso de posse, Deise destacou três palavras importantes que fizeram sua trajetória até então e que representam o momento de assumir a nova função na Semed: gratidão, respeito e “esperançar”, verbo eternizado pelo educador Paulo Freire. Ela aproveitou o momento para agradecer à Quitéria pelos ensinamentos e por acreditar em seu trabalho durante esses anos à frente da Diretoria Pedagógica, assim como ao Prefeito Marcos Santana pela confiança depositada ao designá-la para o cargo de secretária. 

 

“Quando Marcos pensou em mim para uma tarefa tão complexa eu refleti muito, e me coloquei à disposição. Reafirmo hoje meu compromisso em fazer da nossa  gestão uma prática e que você vai se orgulhar para sempre, prefeito. Isso tudo pautado no compromisso, ética, responsabilidade social e na humanização de tudo e de todos. Foi isso que eu aprendi com o prefeito desde que cheguei, e todo esse ideal eu aprimorei com Quitéria, que contribuiu para a evolução da minha vida profissional”, declarou a agora secretária de Educação, Deise Barroso.

 

Legado 

 

“Estamos testemunhando história”. Com essas palavras, o prefeito Marcos Santana iniciou sua fala durante a solenidade de posse e transferência de cargo da secretária de Educação. Em seu discurso, Marcos falou sobre papel importante desempenhado por Quitéria nos últimos quatro anos, destacando questões conquistadas com ela à frente da Semed, como a elevação no IDEB, a implantação do programa Meu Primeiro Lanchinho, as dezenas de requalificações e climatizações feitas nas escolas, valorização dos profissionais da educação, e outras ações promovidas durante esse período. Também destacou sua personalidade forte, coragem e sensibilidade para conduzir e tomar as decisões necessárias nos últimos anos. 

 

Prefeito Marcos Santana

 

“Com o título de cidadã sancristovense concedido por nossos vereadores no ano passado, não só Quitéria se sentiu honrada. Isso porque, com ele, os parlamentares deram para São Cristóvão uma das maiores filhas dessa cidade. São Cristóvão ganhou uma filha e nós todos ganhamos uma verdadeira irmã, que fez muito por essa cidade. No período em que esteve à frente da Semed, você encheu a todos nós de orgulho. Deixa um legado inestimável, não somente naquilo que é mensurável nos indicadores e por isso, por mais que eu quisesse, não seria capaz de descrever em palavras. Muito obrigado, Quitéria. São Cristóvão nunca vai esquecer de você”, falou o prefeito Marcos Santana. 

 

Ex-secretária de educação, Quitéria de Barros e Marcos Santana

 

Sobre a nova secretária, o gestor reforçou a confiança que tem em seu trabalho, declarando que “Deise Barroso é tudo que São Cristóvão precisa para conduzir a Semed e é um legado de Quitéria para todos nós. Sei o quanto ela é leal ao nosso projeto e é a gestora que tem toda a autoridade e autonomia como secretária Municipal de Educação, para que a gente possa continuar o trabalho que já foi iniciado por Quitéria e que vai tornar São Cristóvão uma Cidade Educadora”. 

 

Deise Barroso e Marcos Santana

 

Despedida e agradecimentos

 

No seu discurso de despedida do cargo de secretária, Quitéria de Barros aproveitou para agradecer a todos aqueles que colaboraram com seu trabalho durante os mais de quatro anos que esteve à frente de uma das pastas mais importantes da gestão. Professores, diretores, servidores da educação, colegas secretários, vereadores, prefeito e vice foram alguns dos lembrados por ela em sua fala. 

 

Também reforçou o amor que sente por São Cristóvão, destacando que “quem mergulha ou quem bebe das águas desta cidade, quem experimenta o sabor da sua culinária, da sua arte e da sua cultura secular, jamais se esquece, e eu certamente vou carregar São Cristóvão em meu coração por todo tempo”.

 

Quitéria de Barros, ex-secretária de educação

 

Com licenciatura em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional pela Faculdade Pio Décimo, Quitéria desenvolveu atividades como técnica, coordenadora e diretora. Em 2018, Quitéria recebeu o convite para assumir a secretaria municipal de educação, pasta que considera como mais importante, “para fazer frente a uma sociedade injusta, preconceituosa, desigual e excludente”.

 

Para Quitéria, antes, a educação oferecida aos filhos e filhas da Cidade Mãe não lhes assegurava o direito ao ensino público de qualidade social, não respeitava a identidade, pluralidade e diversidade do povo, tampouco materializava sua ação transformadora. “Mas através das mãos dos incansáveis profissionais do ensino uma nova história foi escrita. Se antes éramos lanternas dentre os 75 municípios sergipanos na qualidade de ensino, passamos a figurar entre os cinco primeiros. Levamos valorização profissional em suas diversas dimensões, requalificando escolas e fazendo outras tantas ações. Agradeço ao povo de São Cristóvão, a equipe da Semed, nossos gestores, prefeito e a todos pela acolhida nesses anos”. 



Fotos: Heitor Xavier