Com seis meses de implantação, Programa Educa Mais São Cristóvão qualifica a rede municipal de ensino e promove melhorias no desenvolvimento dos alunos

30/12/2022 - 15:25 Atualizado há 6 horas



Nos últimos anos, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem realizado mudanças profundas no ensino nas escolas municipais, promovendo avanços no que se diz respeito a uma educação de qualidade. Uma dessas mudanças foi a parceria com a Associação Bem Comum (ABC) que proporcionou o Programa ‘Educa Mais São Cristóvão’, implantado no mês de julho e que desde então tem gerado avanços para a equipe da Semed, pais, e principalmente, os alunos. 

 

O ‘Educa Mais São Cristóvão' é um Programa acompanhado pela Associação Bem Comum (ABC), em que o município de São Cristóvão foi contemplado após um processo seletivo realizado em 2020 e finalizado em 2021, sob o objetivo de desenvolver a aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano com foco na alfabetização. 

 

O Programa oferece formação continuada para professores, gestores, coordenadores e equipe técnica, além da entrega de kits de materiais estruturados para os alunos que focam em componentes curriculares como português e matemática. Só na primeira leva de materiais para o ano de 2022, foram investidos em média R$ 223.454,30, oriundos de recursos próprios da Semed, entregues para 24 escolas municipais e que contemplou aproximadamente 3800 alunos. E para o ano de 2023, o investimento dos novos materiais que serão entregues aos estudantes foi de R$ 721.600,00, também em recursos próprios.

 

Professores recebendo formação continuada da Semed

 

Funcionamento do Programa

 

De acordo com Walleria Macário, diretora pedagógica da Semed, o ‘Educa Mais São Cristóvão’ garantiu uma sistematização positiva dentro da secretaria, atuando em três pontos importantes para o desenvolvimento do aluno: o acompanhamento, a avaliação e a formação. Ao longo do ano, os alunos passaram por quatro módulos de avaliação para entender onde eles estão se desenvolvendo mais e onde existem fragilidades, formando um raio X do estudante. A partir disso, o professor junto da equipe pedagógica conseguem ajustar a metodologia certa, aliado às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), para obter o avanço daquele aluno. 

 

A diretora também acrescenta que além das orientações da ABC, a Semed tem gerado estratégias para assegurar os 100% de frequência do estudante, entendendo o contexto de cada escola junto à orientação pedagógica na promoção de momentos lúdicos, seja por incentivos aos jogos escolares, premiações, dentre outras. 

 

“Nós temos tido um retorno dos pais nesse aspecto, pois eles sentem que os filhos são pertencentes àquela escola e à comunidade em que vivem. Antes tínhamos pais que não se preocupavam com a frequência do filho, mas agora houve uma mudança de mentalidade, eles sabem que a educação é algo sério e entendem que a transformação na vida e na família daquele aluno só acontece através da educação”, declarou.

 

Walleria Macário, diretora pedagógica da Semed

 

Trabalho individualizado

 

Para a secretária da educação, Deise Barroso, um benefício do Programa foi a mudança do trabalho com o aluno de forma geral para um trabalho por nível, que é dividido em seis: não leitor, pré-silábico, silábico, leitor de palavras e frases, leitor não fluente e por fim, o leitor fluente. “Por meio desse processo, o aluno que está no nível um, que é o não leitor, vai passar por um processo em uma semana para aprender as vogais, e em seguida quando aprender, ele passa para o próximo nível e vai avançando até o nível seis. Graças a esse processo nós conseguimos ter grandes resultados”, explicou.

 

Outro instrumento proporcionado pelo ‘Educa Mais São Cristóvão’ foi a criação do reforço escolar ‘2º Tempo - Aprenda Mais’, que teve o seu primeiro reforço nas férias de julho e que está retornando no recesso de janeiro. Ainda de acordo com a secretária, o reforço se dá em pequenos grupos por nível de aluno aliado a momentos de intensificação com atividades direcionadas para o fortalecimento da fluência e realização das quatro operações matemáticas, priorizando a equidade educacional a todos da rede municipal. 

 

Em 2023, uma das metas da Semed é fazer com que todas as crianças do 5º ano saibam ler com fluência. “Queremos que eles saibam o que estão lendo, interpretem e assim consigam desenvolver as habilidades do Saeb e do Saese e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município. Tudo isso que fazemos é fruto de um trabalho de seriedade e de compromisso com os nossos alunos de São Cristóvão”, finalizou. 

 

Deise Barroso, secretária da educação

 

Um novo olhar na educação

 

Dagmar Cerqueira é professora dos anos iniciais da EMEF Manoel Assunção, que fica no Povoado Parque Santa Rita, e considera o material didático do ‘Educa Mais São Cristóvão’ como o sonho de qualquer professor por ser um material próprio para a alfabetização da criança. Além do livro didático, existe também um livro de fluência para os alunos que precisem desenvolver esse quesito, e para os alunos dos 4º e 5º anos, existe o livro ‘Relembrando’ para reforçar as habilidades que estiverem necessitadas. 

 

Material Didático - Educa Mais São Cristóvão

 

A professora adiciona que o livro junto ao suporte da Semed por meio das formações ajudou aos seus alunos a tomarem posse da leitura e compreender o que está escrito. “Eu tive também uma experiência com uma aluna cuja mãe não é totalmente alfabetizada e o livro do Educa Mais foi um convite para fazer com que a mãe fosse inserida nesse processo, não ficando somente em sala de aula. Para mim, esse programa educou pra valer e eu gostei bastante”, concluiu. 

 

Dagmar Cerqueira, professora da EMEF Manoel Assunção

 

Jilvania Santos Azevedo é mãe de Raíssa Vitória, aluna de Dagmar, e percebeu que por meio do material didático do Programa, a sua filha acabou aprendendo mais. “Eu percebi como a professora e a escola se preocupam com todos os alunos, dá para ver que eles estão evoluindo, então foi algo ótimo para nós”, falou. 

 

A aluna do 3º ano, Raíssa Vitória, é uma das contempladas pelo Programa ‘Educa Mais São Cristóvão’ e diz que agora sabe ler com fluência graças a essa ação. “Eu sabia ler direito, mas sem fluência e pontuação. Eu gostei desse livro porque eu aprendi a ler mais”, disse.

 

Jilvania Azevedo, mãe, e Raíssa Vitória, filha e aluna da EMEF Manuel Assunção

 

Fotos: Heitor Xavier