Caravana do Desenvolvimento: Ginásio Lourival Batista passa por readequação para ser palco das atividades esportivas do município

18/02/2022 - 13:35 Atualizado há 13 horas

A Cidade Mãe de Sergipe abriga diversas histórias de vida e muitas delas se passaram no Ginásio Lourival Batista, nosso protagonista da segunda edição da série “Caravana do Desenvolvimento”. Conhecido por ser palco de múltiplas competições esportivas e comemorações sociais, o local hoje passa por uma ampla readequação realizada pela Prefeitura de São Cristóvão.

Inaugurado em 1969, o ginásio era à época a principal referência do município quando se tratava de esporte. Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Cida Santos Lisboa, o espaço era muito usado pelas escolas municipais para aulas de educação física e eventos recreativos.

Ela conta que o local esteve presente em sua vida desde a sua juventude, onde praticava atividade física e anos depois, após se formar nessa área, instalou uma escola de voleibol, dando aulas e treinando as crianças que moravam pelo bairro. A partir desse projeto surgiu sua filha, o fenômeno do vôlei de praia, Duda Lisboa, mostrando como o esporte é capaz de mudar vidas.

“Por conta do ginásio eu fui inserida no esporte e através disso consegui transformar um pouco do meu bairro e minha cidade com o voleibol. Com essa revitalização teremos a retomada do esporte, vamos poder levar os jovens para praticarem, realizarem educação física e todos os esportes que lá estiverem”, afirmou a coordenadora.

Cida Santos Lisboa, coordenadora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel)

No passado, o Ginásio também serviu como palco de reuniões e eventos festivos. O organizador de eventos, Daniel Costa, conta que por muitos anos eram promovidas no ginásio festas de aniversário, peças de teatro, eventos religiosos, concursos de quadrilha, entre outros. “Esse espaço sempre foi uma referência para a juventude e sociedade de São Cristóvão como um todo. Era um ponto social onde todos se reuniam”, comentou.

Sobre a expectativa da revitalização, Daniel espera que o novo ginásio resgate esse tempo e que traga futuros eventos. “Vai ser um ponto muito importante para a cidade, tanto para o lado esportivo por causa da quadra, mas também o lado social”.

Daniel Costa, organizador de eventos

Potencial esportivo

A obra que está em desenvolvimento desde 2021 possui o investimento de mais de 700 mil reais em recursos federais, advindas do deputado federal Fábio Reis, e recursos próprios do município. Atualmente as equipes se concentram em serviços na parte interna, como revestimento de cobertura e demolição de pisos. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Júlio Nascimento Júnior, o objetivo é integrar o projeto com a revitalização da Bica dos Pintos, servindo como uma área de recreação.

Uma mudança no ginásio é a questão da acessibilidade, e pensando nisso, serão instalados dois banheiros para portadores de necessidades especiais, oferecendo conforto e segurança para todos. O secretário também ressalta a preocupação da gestão no investimento na área externa, na oferta de estacionamento, quadra, área de lazer, gerando uma área de socialização para a comunidade da região.

“São Cristóvão possui um histórico muito bom em questão esportiva. Sabemos desse potencial da cidade, temos equipes competitivas, é uma coisa que está na alma do sancristovense, e o Prefeito sabe disso. Queremos nos tornar referência no quesito de esportes no município”, concluiu o secretário.

Júlio Nascimento Júnior, secretário municipal de Infraestrutura

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier