Atletas selecionados pelo programa Bolsa Atleta assinam contrato

21/03/2024 - 18:30 Atualizado há 9 horas



Nesta manhã (21), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou cerimônia de assinatura do contrato dos atletas sancristovenses contemplados no programa Bolsa Atleta. Com um investimento anual de R$109 mil, o evento marcou a adesão de 16 atletas contemplados nas categorias: Atleta Municipal, com 4 bolsas; Estudantil, com 9 bolsas; e Paratleta, com 3 bolsas. Esta iniciativa visa fortalecer e fomentar a prática esportiva profissional no município, além de incentivar e desenvolver o esporte de alto rendimento. 

 

O evento contou com a presença do prefeito Marcos Santana, que ressaltou a importância do investimento no esporte para o desenvolvimento da cidade. “Minha gestão termina em 31 de dezembro deste ano, eu estou no segundo mandato, portanto não vou poder mais me candidatar, no entanto, espero que tenhamos a próxima solenidade do próximo ano com outro prefeito que dê continuidade a este trabalho.  Este é um momento de muita alegria e também de muita emoção porque nós pensamos nesse programa lá em 2016, quando colocamos no plano de governo, apresentado à população de São Cristóvão nas ruas e nos palanques, plano este que foi aprovado e que nos trouxe muitas vitórias”, assinalou.

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

O prefeito ainda destacou nomes de sucesso como a jogadora de vôlei de praia Duda Lisboa, uma das beneficiárias do programa, que acumula diversos títulos nacionais e internacionais. “O Programa Bolsa Atleta, iniciado em 2017, teve que ser aprovado pela Câmara de Vereadores para entrar em vigor, sendo a Lei nomeada em honra a Duda Lisboa, essencial para fornecer apoio financeiro aos atletas locais. Que a jornada de Duda incentive os estudantes aqui presentes. Além de outros exemplos que nos orgulham, como Marcelo Guará no MMA e Maria Gilda no Parabadminton, que já representou São Cristóvão em 15 países”, pontuou o prefeito. 

 

 

O secretário da Semel, Klewerton Siqueira, enfatizou o impacto crucial do programa Bolsa Atleta, agradecendo à gestão municipal pela oportunidade de promover o esporte em São Cristóvão. "Agradeço à gestão municipal pela oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do esporte no município. Tais conquistas não seriam possíveis sem o apoio generoso de uma gestão dedicada, uma equipe abnegada e o envolvimento fundamental dos membros da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em nossas atividades esportivas. Seguimos fielmente o desejo do prefeito de inspirar nossas crianças a sonharem alto, pois, mesmo que não se tornem grandes atletas, possam se tornar grandes líderes e contribuir significativamente para uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou. 

 

Klewerton Siqueira, secretário da Semel

 

Atletas 

 

Entre os atletas contemplados, está a atleta Maria Gilda Santos, que representa São Cristóvão no cenário nacional e internacional na modalidade de parabadminton. "Sinto orgulho em ser apoiada por uma gestão que valoriza o esporte como meio de inclusão social e incentiva a participação em competições além-fronteiras. O programa Bolsa Atleta é fundamental, reconhecendo o potencial esportivo de nossa cidade. Com dezesseis beneficiados, ele impacta não apenas os atletas, mas também suas famílias. Educação e esporte são chaves para traçar novos horizontes e moldar os indivíduos”, afirmou. 

 

Maria Gilda Santos, atleta e parabadminton

 

Outro atleta que vem acumulando títulos e se destacando ao longo da sua trajetória é o lutador de MMA Marcelo Guará. Também sancristovense, ele falou sobre a importância da bolsa na evolução de seu desempenho. “O Bolsa Atleta é crucial para nós. Ele nos permite focar nos treinos, garantindo uma boa suplementação e melhorando nosso desempenho. Agradeço ao prefeito não só pela excelente gestão, mas por seu apoio ao esporte e por sua torcida ao sucesso do povo sancristovense”, desabafou. 

 

Marcelo Guará, atleta

 

Presenças

 

Além do prefeito, secretário, equipe da Semel e população, estavam presentes na cerimônia os alunos da Emef Gina Franco e os vereadores municipais Rafael do Sucatão, Fabinho Cristo Rei, Irmão Gibson e Italo Macário. 

 

 

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta foi instituído com a sanção da Lei Duda Lisboa nº 312/2017, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e regulamentado pelo Decreto nº 158/2019. O programa tem como objetivo apoiar atletas e paratletas de modalidades individuais e coletivas de alto rendimento, reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

 

Fotos: Heitor Xavier