Atletas de São Cristóvão recebem apoio da Prefeitura para o Campeonato Parapan-Americano no Chile

29/09/2023 - 17:18 Atualizado há 2 dias

O prefeito Marcos Santana, em conjunto com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Klewerton Siqueira, recebeu Maria Gilda dos Santos Domingues Antunes e Lucivânia dos Santos, duas atletas de São Cristóvão que vem se destacando na modalidade ParaBadminton. Essas atletas conquistaram reconhecimento no cenário esportivo nacional e estão agora prontas para competir internacionalmente no próximo torneio Parapan-Americano, que está programado para ocorrer no Chile.

Durante o encontro, o prefeito Marcos Santana aproveitou a ocasião para enfatizar a importância do Programa Bolsa Atleta, regulamentado pela Lei nº 312/2017. Ele destacou a necessidade de que essa lei seja mantida e perpetuada em todas as gestões municipais. Segundo o prefeito, “essa Lei tem sido fundamental para oferecer suporte e promover o desenvolvimento dos talentos esportivos locais, como as atletas que agora representarão com orgulho São Cristóvão no Parapanamericano", afirmou.

Marcos Santana, prefeito

Marcos Santana também ressaltou a parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que desempenha um papel fundamental no fortalecimento do esporte na cidade. Ele reconheceu que essa colaboração tem impulsionado a representatividade dos atletas sancristovenses e os preparado para competições de alto nível, como o Parapan-Americano.

O Secretário Klewerton Siqueira destacou que, dentre os dezoito atletas beneficiados com o Programa Bolsa Atleta, três estão se preparando para competir internacionalmente.  “A bolsa é fundamental na revelação de atletas, são 18 bolsas divididas entre atletas profissionais, paratletas e atletas estudantis. Ter três atletas representando a nossa cidade - Duda Lisboa, no Pan-Americano, além de Maria Gilda e Lucivânia, no Parapan-Americano - é motivo de grande orgulho. Elas são referência para outros que almejam disputar e um dia conquistar o pódio ", afirmou o secretário.

Klewerton Siqueira, secretário da Semel

Uma das atletas, Maria Gilda, compartilhou suas conquistas e agradeceu à parceria entre a UFS e a Prefeitura de São Cristóvão, que a ajudou a chegar neste patamar. “O Projeto Paradesportivo Sergipe foi criado dentro da UFS para trazer pessoas com deficiência para dentro do Ensino Superior. Hoje no cenário nacional eu sou a número um no Brasil nas classes simples (individual), a segunda na dupla feminina, estou como sexta no ranking mundial e me classifiquei como a segunda das Américas, um feito inédito para Sergipe, sobretudo São Cristóvão que é o único município do Estado que possui um projeto com Bolsa Atleta para alavancar o esporte e o paradesporto no município”, pontuou.

Maria Gilda, atleta de ParaBadminton

Lucivânia dos Santos, também atleta de ParaBadminton, expressou sua gratidão pelo apoio que recebeu da Prefeitura e enfatizou que o esporte foi um divisor de águas em sua vida. Ela destacou o orgulho de competir em sua cidade natal, São Cristóvão, e a motivação extra que isso representa. “Eu não tinha independência nenhuma, sempre precisei da ajuda de outras pessoas e depois que conheci esse projeto a minha vida se transformou. Hoje estou indo rumo à Santiago representar a minha cidade, após o projeto e a parceria com a Prefeitura, pois além de acreditar mais em mim, tenho incentivo financeiro. Os meus resultados alavancaram e hoje sou a primeira no estado, no nacional estou em quinto e estou em quarto nas Américas.

Lucivânia dos Santos, atleta de ParaBadminton

Sobre o Programa

O Programa Bolsa Atleta, de que trata a Lei nº 312/2017, é um benefício concedido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), regulamentado pelo Decreto nº 158/2019, com foco em atender atletas e paratletas de desportos de rendimento, com modalidades individuais e coletivas, reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).