Alunos da Rede Municipal participam de avaliação diagnóstica para a prova Saeb

05/11/2021 - 15:00 Atualizado há 14 minutos

Os alunos dos 5º e 9º da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão participaram ontem (04), de uma avaliação diagnóstica como forma de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A intenção foi verificar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes.

Segundo a coordenadora pedagógica do município, Deise Barroso, a partir da avaliação será possível verificar qual o nível de aprendizagem dos alunos. “Nós aplicamos as provas de língua portuguesa e matemática em 21 escolas do município que possuem turmas do 5° e 9° ano, e posteriormente essas avaliações serão aplicadas para as turmas do 2° ano”, detalhou Deise.

De acordo com ela, a avaliação também serviu para entender como está o nível de proficiência em leitura dos alunos, permitindo assim a realização de um diagnóstico de aprendizagem para o planejamento do ano letivo de 2022.

Pensando neste planejamento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também irá realizar em dezembro uma avaliação com todas as turmas. “Nosso planejamento para 2022 será embasado no diagnóstico que estamos preparando até o final do ano. O maior objetivo nesse momento é verificar a defasagem dos alunos, para saber quais precisam de uma maior atenção em relação à aprendizagem. Também definiremos qual será o nosso currículo prioritário para trabalhar em nossa rede”, explicou.

Saeb

O Saeb é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada. O Saeb é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal levantamento sobre a qualidade do ensino no Brasil.