Aluno da EMEF Araceles Rodrigues é medalhista nas Paralimpíadas Escolares no Pará e garante classificação para competição em nível nacional

23/08/2023 - 16:58 Atualizado há 3 dias



 

Kaíque Gabriel Moura dos Santos, de 16 anos, é um jovem aluno da EMEF Araceles Rodrigues Correa, que tem se destacado nas competições de paratletismo a nível estadual e nacional. No início deste mês, ele participou das Paralimpíadas Escolares 2023, que ocorreram no Estado do Pará, e trouxe para Cidade Mãe de Sergipe uma medalha de ouro e duas de prata, além de garantir a classificação para a fase em nível nacional que será realizada no final deste ano.

 

Ao todo foram aproximadamente 500 jovens com deficiência participando da competição nacional, representando 10 estados. As conquistas de Kaíque contribuíram para que Sergipe ficasse entre as cinco melhores delegações na disputa. 

 

 

Foto enviada pelo professor Antônio Ferreira 

 

 

Para participar das Paralimpíadas Escolares, o jovem paratleta conquistou nos Jogos da Primavera (competição estadual) a primeira posição tanto nos 75 metros quanto nos 250 metros. No Pará, ele novamente assegurou o primeiro lugar na prova dos 75 metros, e obteve a segunda colocação nas modalidades Lançamento do Dardo e Salto em Distância. Com isso, alcançou mais uma classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais, que está agendada para acontecer entre 27 de novembro e 02 de dezembro.

 

O jovem atleta paralímpico iniciou seu dom e gosto pelo atletismo na própria escola, a EMEF Araceles Rodrigues Correa, onde há essas atividades extracurriculares voltadas, especialmente, ao esporte. Foram nesses momentos que o professor de Educação Física, Ricardo Otaviano, que acompanha Gabriel desde seu início, percebeu seu dom, sua capacidade, e apostaram em seu potencial.  

 

 

Ricardo Otaviano

 

 

“Kaíque me enche de orgulho, e enche a escola de orgulho, cada vez que vejo ele treinando e se dedicando, meu coração enche de alegria, porque ele se dedica de verdade, vem para os treinamentos e é um exemplo de que todos podem chegar nesse objetivo, basta ter foco, se dedicar e ter um professor orientando e apoiando”, declara Ricardo. 

 

Para o diretor da escola, Antônio da Paixão, é um privilégio ter alunos como Kaíque que além de fazer história,  desperta em todos o sentimento de orgulho, não só para a escola, mas para a comunidade local. “É um privilégio muito grande um atleta na condição de Kaíque participar de uma prova nacional. A escola só tem a ganhar com o exemplo que ele é para todos nós, não só na modalidade de atletismo, mas em outras modalidades. Isso é um estímulo muito grande para a escola, a comunidade local e até mesmo para o município de São Cristóvão”. 

 

 

Antônio da Paixão

 

 

Kaíque compartilha que sempre teve o desejo de conseguir competir, não só pelo esporte, mas por ter a oportunidade de viajar e conhecer os lugares também. “Fui acompanhado pelo professor Antônio Ferreira, também de Educação Física, foi uma sensação muito boa e emocionante quando eu estava recebendo as medalhas, e me sinto orgulhoso por chegar onde cheguei e por trazer orgulho para os professores e para a escola”. 

 

 

 

Kaíque Gabriel 

 

Contente com os resultados e pelo acolhimento e carinho da família e todos que fazem o corpo escolar, Kaíque se sente ainda mais motivado. “Fiquei feliz com o resultado, espero trazer mais medalhas na próxima competição”, declara.  



 

Fotos: Dani Santos