Alfabetização: profissionais da Semed se preparam para atuar no reforço escolar dos alunos durante as férias

05/07/2022 - 16:04 Atualizado há 1 dia



Sendo uma das metas principais da gestão de São Cristóvão, a alfabetização é um tema que vem sendo trabalhado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o avanço no ensino dos alunos sancristovenses. Na manhã desta terça-feira (05) e amanhã, os estagiários e cuidadores da Semed estão passando por uma formação continuada com foco no reforço escolar que será ofertada aos alunos no período de férias. Os encontros estão acontecendo no anexo da EMEF São Cristóvão (Antigo Balão Mágico). 

 

 

De acordo com a diretora pedagógica da Semed, Walleria Macário, a ação busca atender os alunos em recesso escolar que foram identificados através de níveis de alfabetização feitos pela própria Semed. “Esses níveis são divididos em dois grupos: um grupo dos não leitores e leitores de sílabas e um grupo para os leitores de palavras e frases. O nosso objetivo é ter um roteiro de atividades que contemplem a evolução e desempenho do aluno em cada etapa, e no final dessas duas semanas, nós aplicaremos uma avaliação de fluência para saber se houve ou não um avanço desses jovens. A partir de um trabalho focado, nós observamos que a criança realmente aprende”, explicou. 

 

O reforço escolar atenderá cerca de 2100 crianças da rede escolar do 1º ao 5º ano de São Cristóvão. E além disso, a diretora pedagógica ressaltou o esforço do trabalho conjunto dos professores, estagiários e cuidadores em prol da alfabetização dos alunos. “Nós também somos apoiados pela Associação Bem Comum, através do projeto Educa Mais São Cristóvão, que vem fazendo um percurso de formação para que esse aprendizado chegue até o aluno”, complementou.

 

Walleria Macário, diretora pedagógica da Semed

 

Segundo a coordenadora de formação da Semed, Analine Soares, os educadores terão um material estruturado com sugestões de atividades para cada nível, além de uma acolhida diferenciada para motivar os alunos que estão estudando no período de férias. “O objetivo desse reforço é fazer com que o aluno saia alfabetizado, que saia do nível que está para um mais alto porque nós precisamos mudar a educação, esse é o nosso foco”, disse. 

 

Analine Soares, coordenadora de formação da Semed

 

A estagiária Shirleide Dantas aproveitou o momento para elogiar a ação e comentou sobre a importância das formações para o crescimento profissional dos envolvidos. “Isso também ajuda os alunos, principalmente nesse momento em que eles estão precisando, então essa formação é muito boa”, falou. 

 

Shirleide Dantas, estagiária da Semed

 

Maria Aparecida também é estagiária da Semed e considera relevante a inserção de formações continuadas para refletir o trabalho dos profissionais e em como pode ser melhorado. “Essa formação traz coisas que podemos usar em sala de aula para aperfeiçoar as dificuldades dos alunos. Eles são a nossa prioridade e por meio do nosso trabalho, nós sentimos que estamos contemplando os nossos objetivos”, finalizou.

 

Maria Aparecida, estagiária da Semed

 

Fotos: Dani Santos