Abertura do I Festival Esportivo Estudantil é realizada na Praça São Francisco

07/10/2022 - 14:36 Atualizado há 2 dias

Na manhã desta sexta-feira (07), os alunos das escolas municipais e particulares de São Cristóvão participaram da abertura do I Festival Esportivo Estudantil, que ocorreu na Praça São Francisco. A ação é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e contempla modalidades esportivas dentre futsal, vôlei de praia, queimado, entre outros.

Como forma de promover o esporte, o Festival também busca propor a integração e o intercâmbio dos alunos em oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. Para a abertura, os alunos participaram de duelos de damas e xadrez.

Para o coordenador da Semel, José Luiz Andrade, o Festival servirá de um primeiro contato para a realização de jogos estudantis no futuro. “Nós convidamos algumas escolas do município para essa primeira empreitada. É um início descontraído e com foco na diversão e na saúde. Esses jogos de tabuleiro, por exemplo, auxiliam no cognitivo e no desenvolvimento dos jovens”, explicou.

José Andrade, coordenador da Semel

Daiane Reis, diretora pedagógica da EMEF Terezita Paiva, conta que desde que as crianças tiveram acesso a aula de educação física, foi notado um avanço dos mesmos na escola, melhorando o rendimento escolar, e agora com o Festival eles estão conhecendo outros jogos que não fazem parte da sua rotina. “Eles nunca haviam participado de um festival, então sair do povoado Pedreiras e trazer eles pra sede tem um diferencial. Que esse projeto dê continuidade e amplie em mais escolas, estimulando o contato deles com outras crianças”, disse.

Daiane Reis, diretora pedagógica da EMEF Terezita Paiva

A coordenadora da EMEF Gina Franco, Jerlaine Santos, considera a ação como um momento de relação saudável entre alunos. “É uma oportunidade para nossa comunidade escolar ser inserida não apenas numa competição, mas num momento de aprendizagem, de relação com o outro, consigo mesmo e com seus amigos, isso é o que o esporte pode fazer na vida de um aluno”, acrescentou.

Jerlaine Santos, coordenadora da EMEF Gina Franco

Opinião dos alunos

Isabele Porto dos Santos é aluna do 6º ano da EMEF Terezita Paiva revelou que nunca foi muito de esportes, mas acabou no fim optando em participar do Festival. “Eu estou achando ótimo, eu adoro dama e havia treinado na escola antes com meus amigos. Aqui tá sendo uma chance de conhecer pessoas novas”, disse.

Isabele Porto, aluna

A aluna do 7º ano da EMEF Gina Franco, Natália Santos, conta que não sabia jogar dama e acabou sendo incentivada quando soube que haveria o Festival. “Eu estou achando legal e bem interessante. Fui aprendendo dama com minhas colegas e então decidi me inscrever nos jogos. Aqui eu quero aprender mais, quero ganhar, mas também quero me divertir”, finalizou.

Natália Santos, aluna

Programação

Sábado (08) - Atletismo com corrida na Praça da Matriz e em seguida Salto de Altura e Arremesso de Peso na Praça São Francisco

Domingo (09) - Volêi de Praia no Centro de Treinamento CidaVolei (Lourival Batista)