SMTT promove palestra educativa sobre o Maio Amarelo para alunos da Rede Municipal

26/05/2023 - 18:41 Atualizado há 5 horas



 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão tem se empenhado em promover a conscientização sobre segurança no trânsito desde a infância, reconhecendo a importância de educar as crianças sobre boas práticas de mobilidade desde cedo. A escola escolhida para a ação desta sexta-feira (26) foi a EMEF Josinalva Santos, localizada no bairro Rosa Maria. A campanha anual do Maio Amarelo carrega o tema “No Trânsito, escolha a vida”. 

 

Essa ação educativa tem como objetivo principal ensinar as crianças sobre a importância de serem pedestres responsáveis e de adotarem comportamentos seguros no trânsito e, além disso, passar esse conhecimento para os pais.  A SMTT busca transmitir informações fundamentais sobre sinalização viária, respeito aos semáforos, atravessamento seguro de ruas, uso de faixas de pedestres, cuidados ao caminhar próximo a vias movimentadas e reforça sempre o uso do cinto de segurança. 

 

 

EMEF Josinalva, no bairro Rosa Maria

 

 

As atividades educativas são planejadas e realizadas pela equipe de coordenação da educação para o trânsito da SMTT formada por Cláudio Farias, Roseleny Oliveira, Elaine Melo e Cassio Roberto. Ministrando a palestra do dia, Cláudio acrescenta que aquelas crianças serão os futuros motoristas, motociclistas e que são futuros e atuais pedestres. Além disso, segundo ele, pode-se ver que os primeiros contatos com veículos estão acontecendo cada vez mais cedo, ainda mesmo, antes da maioridade. “É nosso dever chamar a atenção dessas crianças, porque em algumas perguntas já dá para ver que algumas delas, infelizmente, já usam, já pilotam moto, os pais já começam a ensinar a pilotar, a dirigir carro, mesmo sabendo que isso é errado. Então, chamamos hoje a atenção dessas crianças para que elas entendam e chamem a atenção dos pais”. 

 

 

Cláudio Farias, coordenador da educação para o trânsito da SMTT

 

 

Francis Rocha, diretora da EMEF Josinalva, compartilha que a própria rua em que a escola se localiza já aconteceram vários exemplos de infrações no trânsito e pelo fato de ter muitas crianças em movimentação contínua durante o dia, toda atenção deve ser redobrada. “Sobre essa situação a SMTT já vem resolvendo, graças a Deus, e agora estamos no Maio Amarelo, e acredito ser de extrema necessidade esse tipo de atividade educativa, pois nós temos pessoas que não entendem as leis, que não as respeitam e as crianças se encontram em perigo por isso. Então, trazer a SMTT para cá com esse intuito de educar e conscientizar, é mais um ato colaborativo com o nosso planejamento que já vem sendo feito dentro do âmbito escolar”. 

 

 

Francis Rocha, diretora da EMEF Josinalva

 

A realização da atividade é feita de forma lúdica e interativa, tornando o aprendizado mais envolvente e atrativo para as crianças. São utilizados recursos como jogos, brincadeiras, entre outras formas acessíveis e divertidas. A equipe conta com agentes de trânsito capacitados para interagirem diretamente com os alunos, respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas. A criançada fica animada e ansiosa para compartilhar todo o conhecimento com os pais, como é o caso dos alunos Moisés Salatiel, de 9 anos; e Vitor Eduardo, de 8 anos, estudantes do 4º ano e 2º ano, respectivamente.

 

Moisés mostrou que entendeu bem a importância do uso do cinto de segurança, por exemplo. “Gostei da palestra, o que mais gostei foi a atenção que tiveram em explicar que criança não pode andar no carro sem cinto de segurança e que para usar ele precisar ter mais de 10 anos e ter 1,50 de altura, para o cinto não machucar”. E acrescenta ainda “que não pode pilotar moto sem capacete”.

 

Vitor também gostou da palestra da SMTT. “Foi muito boa, me fizeram lembrar que não pode ultrapassar o sinal vermelho e que precisamos ter bastante atenção ao atravessar a rua, sempre olhar para um lado e para o outro”. 

 

 

Moisés e Vitor, alunos da EMEF Josinalva





 

Fotos: Heitor Xavier e Susana Fraga