Prefeitura de São Cristóvão marca presença na abertura do Maio Amarelo 2024

02/05/2024 - 22:31 Atualizado há 2 dias

Na manhã desta quinta-feira (02),  deu-se início oficialmente ao Maio Amarelo em Sergipe, um mês dedicado a intensificar as ações voltadas para a conscientização e segurança no trânsito. O evento de abertura aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com a presença de representantes de todos os órgãos de trânsito do estado, incluindo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão.

Nilton Santos, superintendente de Trânsito de São Cristóvão, ressaltou a importância do Maio Amarelo, enfatizando o compromisso coletivo com a segurança nas vias. “O Maio Amarelo surgiu a partir do decreto da ONU em 2011, onde ele decreta a década de segurança no trânsito. O amarelo especificamente por ser na sinalização de trânsito a cor da atenção e é um mês onde nós devemos voltar nossa atenção para a segurança no trânsito”, explicou Santos. “O objetivo de mitigar acidentes de trânsito é reduzir o número de vítimas fatais, bem como o número de lesões graves”.

Nilton Santos, superintendente da SMTT de São Cristóvão

Ele também destacou a importância da união de esforços entre todos os órgãos envolvidos. “Esse mês é de grande importância para aqueles que são agentes ativos na ação de reduzir os acidentes de trânsito. Participamos da pré-abertura na PRF e agora estamos aqui para participar, em conjunto com todas as instituições de segurança no trânsito, de todas as atividades deste mês de maio”.

O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Alysson Cruz, enfatizou que este é  um período de grande mobilização, no qual todos os órgãos ligados ao trânsito em Sergipe unem esforços para conscientizar os cidadãos sobre sua parcela de responsabilidade. “Neste mês, todos os integrantes do sistema de trânsito em Sergipe realizarão diversas ações, incluindo atividades educativas e fiscalizatórias, visando cumprir a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde da ONU, que é reduzir em 50% o número de mortes e lesões no trânsito até 2030”, disse.

Alysson Cruz, comandante do BPTran

O superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tercio Silva, ressaltou a importância dos eventos como a abertura do Maio Amarelo, especialmente pela responsabilidade compartilhada no trânsito. “Nenhum órgão de trânsito isolado resolverá a situação da violência no trânsito. A conjugação dos esforços de todos é fundamental para contribuir para que essa violência diminua, e para salvar vidas. Os órgãos de trânsito municipais, como o de São Cristóvão aqui presente, têm uma importância fundamental, pois o trânsito começa no município. Se conseguirmos resolver questões de trânsito nos municípios, isso pode evitar que erros se propaguem para rodovias federais ou estaduais”.

Tercio Silva, superintendente executivo da PRF

Tissiane Costa, coordenadora de educação para o trânsito do DETRAN/SE, falou sobre a importância do encontro, destacando o papel que representa para todos os órgãos presentes e para aqueles que estão envolvidos no controle do trânsito. “São Cristóvão é um grande parceiro, e agora, nas ações do Maio Amarelo, estaremos trabalhando em conjunto com Aracaju, intensificando nossas ações e levando essa conscientização para a mente de todos. O slogan deste ano, ‘A paz no trânsito começa por você’, reflete nossa missão no sistema integrado: levar o cidadão a refletir sobre o direito à vida e o respeito à vida do outro”.

Tissiane Costa, coordenadora de educação para o trânsito do DETRAN/SE

Além dos representantes dos órgãos de trânsito, o evento contou com a presença de Jeferson Andrade, governador de Sergipe em exercício, que reforçou o compromisso do governo em promover políticas públicas voltadas para a segurança viária. Ele destacou a importância de ensinar desde cedo às crianças para garantir menos problemas no futuro. “A mensagem de hoje é clara: tenham mais amor, paciência e conscientização no trânsito. Vamos ensinar desde cedo às nossas crianças e praticar como adultos para ter menos problemas no futuro”.

Jeferson Andrade, governador de Sergipe em exercício

Foros: Dani Santos