Moradores de São Cristóvão podem contribuir para o Consórcio de Transporte Público Coletivo da Grande Aracaju; saiba como

26/03/2024 - 18:17 Atualizado há 13 horas



A Prefeitura de São Cristóvão está atuando ativamente no Consórcio de Transporte Público Coletivo Intermunicipal de Caráter Urbano da Região Metropolitana de Aracaju (CTM) e busca insistentemente a melhoria na qualidade do transporte coletivo, atendendo a pedidos da população ao encaminhar as solicitações, para que os moradores do município que utilizam do transporte coletivo possam ter mais conforto e segurança.

 

Dentro dos processos do Consórcio, uma consulta pública está aberta até o dia 05 de abril para que todos os interessados possam acessar, analisar o edital e demais documentos disponíveis, participando assim ativamente deste processo. Dessa forma, é possível moldar o futuro do transporte público metropolitano, promovendo uma mobilidade mais sustentável, segura e eficiente. Acesse a consulta pública clicando  aqui. 

 

 

Uma das reuniões na Prefeitura de Aracaju (Foto: Dani Santos)

 

 

A Concessão do Transporte Público abrange os municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju, e o projeto objetiva o acesso universal à cidade, promovendo eficiência operacional, segurança, conforto e qualidade ambiente do serviço de transporte de forma alinhada à diretrizes da política de desenvolvimento urbano. Com isso, um investimento previsto para os próximos 20 anos, busca melhorar significativamente a mobilidade e acessibilidade urbana, incorporando tecnologias e práticas sustentáveis. 

 

O superintendente Municipal de Trânsito e Transporte de São Cristóvão, Nilton Santos, reforça a importância da participação dos sancristovenses na consulta pública. Segundo ele, para que a mudança seja feita com mais eficiência, nada melhor do que dar voz e espaço àqueles que utilizam diariamente o transporte público. 

 

 

Nilton Santos, superintendente Municipal de Trânsito e Transporte de São Cristóvão (Foto: Dani Santos)

 

 

“O objetivo é trazer melhorias para toda a condição do transporte público. Está aberto consulta sobre lotação dos ônibus, renovação de frota, sobre acessibilidade, ônibus com ar-condicionados, além de documentos em anexo para que as pessoas possam participar de forma ativa na construção desse novo transporte de maior qualidade que será implantado nos municípios da Grande Aracaju, por isso é de suma importância que todos participem”,  destaca Nilton. 

 

“É preciso mudança imediata”

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, que esteve presente em todas as reuniões com demais gestores da Grande Aracaju, mostrou-se esperançoso e alegre por cada passo significativo do Consórcio que visa melhorar a qualidade do transporte coletivo. Segundo o gestor da Cidade Mãe de Sergipe, as bases estabelecidas durante esses encontros e as definições sugeridas, nortearão a elaboração do edital cujo resultado fará toda a diferença na vida de todos os usuários do transporte público, o que nutriu suas expectativas de que, finalmente, terá um sistema que não pese no bolso do povo, que seja confortável e, principalmente, seguro. 

 

 

Prefeito Marcos Santana em entrevista na Prefeitura de Aracaju após um encontro com os demais gestores da Grande Aracaju (Foto: Heitor Xavier)

 

 

Embora satisfeito com os passos dados até a elaboração deste edital, Marcos Santana afirma que é inviável São Cristóvão esperar até o processo de licitação, devido às urgências dos problemas nos ônibus e exigiu uma mudança imediata na linha de ônibus da cidade, destacando a preocupação com a segurança da população. Esse pedido de urgência foi descrito em ofício enviado ao prefeito de Aracaju e responsável pela administração do Consórcio, Edvaldo Nogueira.

 

Em seu contexto está abordado sobre a prestação de serviço de transporte público na Região Metropolitana de Aracaju não atender às necessidades da população, e que as empresas locais têm ultrapassado os limites aceitáveis em relação ao sucateamento da frota, o que representa sérios riscos à integridade física dos passageiros, configurando uma situação de tragédia iminente, como relatado por testemunhas.