SMTT: entenda as regras sobre a implantação de redutores de velocidade nas ruas

24/07/2023 - 17:34 Atualizado há 3 horas



 

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de São Cristóvão vem recebendo muitos pedidos para instalações de Redutores de Velocidades, popularmente conhecidos como quebra-molas, em algumas ruas da cidade. Como uma forma de esclarecer esse tipo de serviço, a prefeitura por meio deste órgão, vem explicar alguns métodos e regras que precisam ser seguidas para acontecer essa instalação. 

 

A segurança viária é uma preocupação constante para a população de São Cristóvão, e é uma pauta corriqueiramente atendida pela gestão municipal. Com o aumento das solicitações de instalação de quebra-molas em diversas ruas da cidade, é imprescindível conscientizar a comunidade sobre as regras e avaliações necessárias para garantir a efetividade e a segurança dessas intervenções no trânsito. 

 

Existem basicamente dois tipos de ondulações transversais: tem-se o quebra-molas elevado, que é uma elevação na superfície da pista que obriga os veículos a reduzirem a velocidade, e o tipo de quebra-molas rebaixados, que ao contrário do tipo elevado, é uma espécie de depressão na pista, mas faz com que os condutores tenham que diminuir a velocidade, também. Geralmente, os redutores de velocidade são colocados em locais onde é importante a redução de velocidade dos carros, como próximo à escolas, hospitais, áreas residenciais e pontos de grande movimentação de pedestres, evitando, dessa forma, acidentes e deixando as vias mais seguras para todos. 

 

No entanto, a instalação precisa seguir passos determinados por leis. Para um melhor entendimento, o diretor de trânsito da SMTT, José Robson Torres, cita o artigo 94 do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), no qual estabelece exigências que precisam ser cumpridas antes da instalação de redutores de velocidades nas ruas. A avaliação é feita, exclusivamente, pelos profissionais de trânsito, e passa pelo estudo técnico, condições das vias, revisão de sinalização adequada e estudam a distância mínima entre quebra-molas. 

 

“Acontecendo a solicitação, nossa coordenadoria de sinalização vai até o local e faz todo o estudo técnico necessário, e se realmente aprovado, faz-se a instalação dessa solicitação. Tudo depende do local e aprovação das regras, não podemos deixá-las de lado para a própria segurança de todos”, explica Robson. 

 

 

José Robson Torres


 

 

Conscientização da população 

 

A conscientização da população é fundamental para garantir que as solicitações de instalação de quebra-molas sejam feitas de forma responsável e embasadas. É essencial que todos compreendam que a segurança no trânsito é uma construção coletiva e que medidas devem ser tomadas com base em estudos técnicos sólidos. “Gostaria de deixar claro que é um direito de todo cidadão e toda cidadã solicitar que sejam implantados dispositivos de segurança nas vias públicas; o Código de Trânsito no artigo 72 esclarece isso, entretanto, determinadas solicitações devem ser direcionadas ao órgão ou entidade executiva de trânsito, seja ela no âmbito federal, estadual e, no nosso caso, municipal”, esclarece o diretor de trânsito de São Cristóvão. 






 

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos